É possível emagrecer usando gel redutor ou cinta modeladora?
Esses produtos fazem parte do mercado da saúde e beleza. Porém, o ideal é investir em um treino e uma alimentação adequada
atualizado
Compartilhar notícia
O emagrecimento é um processo fisiologicamente complexo e lento (embora a perda de peso possa ser consideravelmente rápida, devido aos acúmulos de água e glicogênio que são mobilizados logo nas primeiras semanas), justamente porque não é algo natural. Mas a perda de gordura é algo que demanda tempo. E o único processo que tem o poder de emagrecimento é a dieta.
Existem muitas promessas de emagrecimento da indústria, como gel redutor e cinta modeladora. Porém, emagrecer não depende dessas estratégias.
Vamos entender:
Por que o gel redutor não funciona? O emagrecimento depende da oxidação da gordura para transformá-la em CO2 e H2O. O que ocorre com o uso desses cremes é apenas uma desidratação, e, portanto, uma redução de medida local de maneira temporária – que, em instantes, volta ao estado anterior.
A cinta modeladora é literalmente algo que não faz sentido algum! Nosso tecido adiposo não é modelável. Ele é um tecido dinâmico, vascularizado, inervado e com muitas células além dos adipócitos. Ficar comprimindo o local não ajudará em nada. Precisamos criar mais aporte vascular, mais vasos linfáticos trabalhando bem na região e não ficar apertando e fazer justamente o oposto. A gordura pode até ser mole, mas não é massa de modelar.
Se você me perguntar por que existe tanta “técnica” e produtos sendo lançados como revolucionários, eu te respondo o seguinte: o mercado precisa vender! E se for reconhecer que a solução é treino, dieta e descanso provavelmente ninguém vai comprar.