metropoles.com

Dividir o treino de coxa em anterior e posterior dá mais resultado?

Parece a coisa certa a se fazer, não é mesmo? Mas, não é. Estudos mostram que, do ponto de vista funcional, não é interessante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
homem malhando coxa treino exercício físico
1 de 1 homem malhando coxa treino exercício físico - Foto: iStock

É bem provável que, em algum momento da sua vida, você tenha separado o seu treino de membros inferiores em quadríceps (parte anterior da coxa), isquiotibiais (parte posterior da coxa) e glúteos.

Parece a coisa certa a se fazer, não é mesmo? Mas, não é. Estudos mostram, inclusive com análises eletromiográficas – método para o registro gráfico ou sonoro das correntes elétricas geradas num músculo ativo – que, do ponto de vista funcional, treinar esses grupamentos musculares separadamente não é interessante.

A explicação é simples, na maioria dos exercícios realizados para o quadríceps, os músculos do posterior de coxa e glúteos também estão sendo recrutados. Sem falar que essa divisão irá sobrecarregar ainda mais a articulação dos joelhos e quadril, uma vez que o tempo de recuperação será inadequado.

Por exemplo, nos principais exercícios de quadríceps (como agachamento, leg press, e levantamento terra), os músculos do posterior de coxa e os glúteos são totalmente solicitados.

Portanto, dividir o treino em anterior e posterior de coxa acaba sendo uma incoerência que provavelmente irá prejudicar o contexto geral do seu progresso.

É sempre bom lembrar: procure ajuda de um profissional de educação física para dividir em períodos o seu programa de treino.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?