Dicas para cuidar da alimentação e manter a saúde durante o carnaval
Acredite, é possível manter uma alimentação saudável mesmo nos dias de festa
atualizado
Compartilhar notícia
Esta semana eu convidei o nutricionista Clayton Camargos para dar dicas do que comer durante a folia, sem colocar tudo a perder. “Acredite, é possível manter uma alimentação saudável mesmo nos dias de festa”, resume o especialista.
Para a coluna, ele mostrou sugestões que ajudam a manter o pique e o corpo durante a folia. “Algumas pessoas podem sentir indisposição devido ao calor e às temperaturas mais elevadas. Esse incômodo também pode ser resultado de alimentação inadequada, bem como ficar horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente”, conclui.
Aprenda o que comer e o que beber para curtir o carnaval de forma saudável.
Hidratação:
O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como conseqüência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo.
- Além de repor a energia com alimentação, é preciso repor também o líquido perdido na transpiração, onde você elimina sais minerais importantes para o seu organismo. Prefira água mineral e sempre de boa procedência
Alimentação:
O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água e nunca com o estômago vazio para evitar mal estar.
- Durante os quatro dias de folia, é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes: muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar.
- Procure não ficar em jejum durante a festa: o mais importante é não esquecer de fazer, no mínimo, as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Qualquer tipo de atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo.
Receitas:
O folião pode apostar em pratos rápidos em versões saudáveis: por exemplo, o lanche, pode ser preparado com pão integral, queijo cremoso magro, peito de peru (substituível por rosbife magro), folhas de alface, fatias de tomate e cenoura ralada.
- Outro lanche prático e energético é a salada de frutas salpicada com granola, quinoa em flocos, grãos de chia e iogurte batido com mel e canela.
- Quem busca uma refeição efetivamente, pode optar ainda por massa integral com molho de tomate fresco, ervilhas, brócolis e iscas de peito de frango.
- Evite alimentos ricos em gordura (carnes gordas e frituras), temperos prontos, molhos gordurosos (o branco, por exemplo), pois são de digestão lenta e podem causar desconfortos intestinais. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar a retenção de líquido
Para alto e avante! Aí vai uma playlist de carnaval, com funk e samba típico do Rio de Janeiro criada pelo Dj Raas Anderson.