metropoles.com

Descubra se a caminhada é um exercício eficaz para perder peso

Estudos mostram que o exercício é uma prática quase ideal: entenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Grupo caminhando
1 de 1 Grupo caminhando - Foto: Unsplash

Caminhar é uma forma cada vez mais popular de se exercitar – e por boas razões, afirma um painel de seis pesquisadores. Eles sugerem que caminhar é uma prática quase ideal à luz de descobertas recentes sobre os benefícios para a saúde do exercício ao longo da vida.

A atividade pode ser usado para melhorar a capacidade aeróbica e perder peso, é sociável e relativamente fácil, causa poucas lesões, pode ajudar a prevenir a osteoporose e pode fornecer uma ponte para exercícios mais intensos. Enquanto caminhar queima menos calorias do que correr, seu custo de energia pode ser aumentado carregando pesos nas extremidades e balançando os braços.

Estudo realizado por diversos estudiosos da J Prim Care Saúde Comunitária examinou os efeitos de um programa de caminhada intervalada de 3 meses no pico da capacidade aeróbica e nos fatores de risco cardiovascular em indivíduos sedentários de meia-idade. Os participantes foram divididos em 2 grupos: um grupo de controle sem treinamento e um grupo de treinamento de caminhada intervalada.

Os participantes do grupo de treinamento de caminhada intervalada foram instruídos a realizar cinco ou mais séries de 3 minutos de caminhada de baixa intensidade intercalados por 3 minutos de caminhada de moderada a alta intensidade (> 70% da capacidade aeróbica de pico) em quatro ou mais dias/ semana. Medidas de pico de capacidade aeróbica, pressão arterial, lipídios no sangue e concentração de glicose foram realizadas antes e após o treinamento. Vinte e seis indivíduos completaram o programa de caminhada intervalada com média de 4 dias/semana durante 34 minutos, dos quais 16 minutos foram caminhada de intensidade moderada a alta, com gasto energético total de 776 kcal/semana.

Três meses de caminhada intervalada aumentou a capacidade aeróbica de pico (de 20,4 ± 3,0 para 26,0 ± 5,2 mL/kg/min; P < 0,001) e reduziu a pressão arterial sistólica de repouso (127 ± 11 a 119 ± 11 mmHg; P = 0,01 ). Houve uma correlação inversa entre o nível inicial e as alterações induzidas pelo treinamento na glicose, HbA1c, lipoproteína de alta densidade e lipoproteína de baixa densidade. Por outro lado, três meses sem treinamento não melhorou a aptidão física ou os fatores de risco cardiovascular. Quantidades muito modestas de exercícios aeróbicos envolvendo breves períodos de exercícios de alta intensidade intercalados podem aumentar significativamente a capacidade aeróbica de pico e reduzir a pressão arterial sistólica de repouso em indivíduos sedentários de meia-idade e contribuir para a normalização dos fatores de risco cardiovascular em indivíduos com valores iniciais elevados.

Ou seja, caminhar é sem dúvida uma boa estratégia para manter a saúde em dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?