Descubra como o exercício físico ajuda a controlar o vício em drogas
Em casos clínicos, pessoas com algum tipo de dependência podem se beneficiar muito do exercício
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de atividade física é benéfica e libera substâncias psicoativas que podem produzir efeitos que se aproximam ao de drogas lícitas e ilícitas. Mas, será que o exercício tem o poder de ajudar a controlar o vício nessas substâncias?
Um estudo feito em um centro de reabilitação de dependentes químicos no ano passado recrutou mulheres dependentes de metanfetaminas e as colocou para realizar uma sessão de dança ou exercício aeróbio.
No caso da dança, as sessões foram elaboradas especialmente para o grupo e conduzidas por um professor especializado.
O treino aeróbio, por sua vez, envolveu caminhadas na esteira por 30min a 65-75% da frequência cardíaca máxima. Avaliações realizadas após a atividade mostraram que as duas práticas tiveram efeitos interessantes.
Um primeiro ponto envolveu a compensação na comida. Pessoas que abandonam algum vício costumam reportar ganho de peso e compulsão por alimentos pouco saudáveis. Nesse campo, as duas intervenções promoveram aumento da saciedade e redução da fome.
O estudo fez análises do cérebro e verificou respostas mais positivas aos alimentos, com maior interesse por comidas saudáveis e menos calóricas. Ambas as intervenções reduziram, ainda, o desejo pela droga, com um maior efeito para o exercício aeróbio.
Em casos clínicos, pessoas com algum tipo de dependência podem se beneficiar muito do exercício. Além de melhorar a alimentação, fazer alguma atividade ajuda a deixar o cigarro ou bebidas, entre outras drogas.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/