Deficiência de vitamina D no organismo pode te engordar
Segundo estudo, indivíduos com níveis elevados de gordura abdominal são mais propensos a terem níveis baixos do hormônio
atualizado
Compartilhar notícia
Estudo publicado na Holanda, pela Universidade Medical Center junto ao Leiden University Medical Center, revelou que indivíduos com níveis elevados de gordura abdominal são mais propensos a terem graus baixos de vitamina D.
Segundo o professor Michael F. Holick, a vitamina D é um hormônio que desempenha papel central no metabolismo e nas funções musculares, imunológicas e neurológicas, assim como na regulação de inflamação.O aumento do nível de vitamina D no corpo pode prevenir, ou ajudar a tratar, um grande número de desconfortos, entre eles: obesidade, artrite, pressão alta, dores nas costas, diabetes, câimbras musculares, infecções nas vias respiratórias superiores, doenças infecciosas, fibromialgia e diversos tipos de câncer. Também protege a gravidez e auxilia na manutenção do peso ideal.
⠀
Por outro lado, a falta de vitamina D pode acarretar diversos problemas para a saúde, sendo um deles o aumento de peso.
⠀
A falta de vitamina D no organismo altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e pelo ingresso de glicose nas células. E a queda brusca da glicemia é um dos principais estímulos para o aumento do apetite.
Por causa desse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa se alimente sem obter saciedade. Consequentemente, o indivíduo vai comer mais e, assim, engordar.
Segundo Michael Holick, assim como precisamos de um pouco de sal e gordura para sobreviver, necessitamos, também, do sol – pois a exposição a ele é a nossa melhor fonte de vitamina D.
Converse com o seu médico e faça um exame para verificar o nível de vitamina D no seu organismo.