De uma vez ou devagar: qual a melhor forma de começar uma nova dieta?
Entenda quais as maneiras possíveis de dar início a uma novo regime alimentar
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é mudar hábitos alimentares, sempre existe a dúvida de como começar. “Vou mudando aos poucos, ou mudo tudo de vez?” são questões comuns.
Normalmente, há duas opções possíveis. Saiba quais!
Faça de uma vez
Nesta opção, você começa amanhã trocando seus cereais (ou pão ou biscoito) do café da manhã por ovos; seu café com leite desnatado por café com um pouquinho de creme de leite (ou nata); sua tapioca com aveia e mel por um shake com leite de coco e morango… No almoço, substitua o arroz e macarrão por folhas e legumes; e o filé por uma sobrecoxa com salada temperada com sal, limão e azeite.
À tarde, coma apenas se a fome aparecer. Caso haja apetite, deguste castanhas, queijo, coco seco, azeitonas, ovinhos de codorna ou, quem sabe, um tomatinho com queijo e azeite. No jantar, repita o almoço. Simples e fácil.
Migre aos poucos
Troque o pão francês da manhã por pãozinho feito com farinhas de mais baixo carboidrato (amêndoas, coco, castanha de caju). Em vez de geléia, vá de manteiga. No lugar do leite, iogurte integral.
No almoço, consuma os grãos de absorção mais lenta, como feijão, lentilha, grão de bico e quinoa. Não pegue pesado na gordura, mas não a evite! Um fio grosso de azeite vai muito bem.
No lanche, frutas menos doces (morango, ameixa fresca ou melão) ou secas caem bem, com moderação. Vez ou outra, coma também um ovo cozido. Siga a mesma linha de raciocínio no jantar, evitando refinados e focando nos vegetais.
O veredito?
As duas maneiras podem dar certo. O mais importante é que, em qualquer uma delas, o resultado em saúde e composição corporal seja melhor do que o que é alcançado com uma dieta cheia de refinados ou industrializados.