Cuidado com exageros! Veja como treinar para ganhar músculos
Não é necessário “se matar” todos os dias no treino. Especialmente se você tem uma alta frequência
atualizado
Compartilhar notícia
Um recente estudo analisou a resposta de homens treinados em musculação (média superior a sete anos de treino) a um programa de exercícios voltados para a hipertrofia com duas possibilidades:
- Grupo 1 – Treinou de acordo com o percentual de carga e suas respectivas repetições;
- Grupo 2 – Treinou até a falha em todas as séries.
Os resultados revelaram que o grupo que treinou até a falha teve piores resultados quando comparado ao grupo que treinou de acordo com os percentuais de carga.
O que podemos concluir é que não é necessário “se matar” todos os dias no treino. Especialmente se você tem uma alta frequência. É necessário dosar a intensidade.
Quando o treino for inteiramente até a falha, é preciso um tempo de recuperação adequado. E, somente depois, repetir uma nova sessão para essa musculatura. Vale lembrar que a recuperação pode levar vários dias ou, até mesmo, uma semana.
Quanto mais treinada a pessoa é, mais forte ela irá conseguir treinar e, por consequência, mais descanso para exercitar a musculatura. Nesse caso, o parcelamento da atividade pode ser uma alternativa eficaz.
Não estou dizendo que você precisa treinar leve. Apenas quero reforçar que, para ganhar massa magra, é necessário dar o tempo adequado para que a musculatura se recupere. Por isso, periodizar o treino é essencial. Não basta investir no seu máximo “até a falha” sem ter análise e planejamento adequados.
Procure ajuda de um profissional qualificado para te orientar.