Controlar a insulina ajuda no processo de emagrecimento
Controlar a insulina não é somente para quem é diabético
atualizado
Compartilhar notícia
A insulina é um hormônio lipogênico, isto é, ajuda na formação de gordura. E além do mais, inibe a quebra da gordura.
É preciso melhorar os mecanismos de sensibilidade ao hormônio. Ou seja, deixá-la funcionando melhor para o organismo não precisar produzir tanta insulina, evitando que o seu excesso fique na corrente sanguínea “atrapalhando o seu organismo.” Além disso, o excesso de açúcar no sangue é algo muito ruim para a saúde, e se o mecanismo de insulina está ruim, significa que, além dela, a glicose sanguínea também vai estar alta.
O que fazer para controlar a insulina?
O exercício ajuda a captar glicose para dentro do músculo de maneira dependente e de maneira independente da insulina. E ajuda a fazer a insulina trabalhar melhor no organismo.
Isso tudo ajuda a conter a inflamação, melhora a resposta imune, contribui para o emagrecimento e tem repercussões positivas para a microbiota intestinal. Ou seja, exercício é fundamental.
Outro ponto é a comida, é preciso se atentar com a quantidade de alimentos que está sendo ingerida, porque, na maioria das vezes, se come demais e gasta de menos. Cuidado com alimentos industrializados, farináceos, doces, que são cheios de carboidratos refinados.