Consumo de amêndoas ajuda a reduzir o colesterol
Estudo publicado no Journal of Nutritional Science mostra que comer amêndoas pode reduzir o colesterol total, o colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos, sem ter impacto significativo nos níveis de colesterol HDL (“bom”). A composição nutricional das amêndoas tem ácido graxo favorável a essas melhoras. Elas ainda contêm esteróis e flavonoides, que melhoram o perfil lipídico e diminuem o […]
atualizado
Compartilhar notícia
Estudo publicado no Journal of Nutritional Science mostra que comer amêndoas pode reduzir o colesterol total, o colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos, sem ter impacto significativo nos níveis de colesterol HDL (“bom”).
A composição nutricional das amêndoas tem ácido graxo favorável a essas melhoras. Elas ainda contêm esteróis e flavonoides, que melhoram o perfil lipídico e diminuem o risco de doença cardíaca.
Dezoito estudos considerados relevantes avaliaram 837 participantes que consumiam entre 20 e 113 gramas de amêndoas por dia. Quando os dados foram agrupados, a redução no colesterol total foi de 5,92 mg/dL. Entre aqueles que a quantidade de amêndoas consumidas foi de pelo menos 45 g/dia, a redução no colesterol total foi de 8,20 mg/dL.
É possível que as mudanças favoráveis estejam relacionadas à diminuição no peso e composição corporal, ocasionando menor percentual de gordura.
O consumo de amêndoas como parte de uma dieta saudável deve ser incentivado. É importante observar a quantidade adequada, a fim de melhorar os níveis de lipídios no sangue e reduzir o risco de doença cardíaca.
Procure um nutricionista para ajustes individuais.