Como tratar dor no joelho
Seja por esforço intenso ou por demanda da articulação, os sintomas aparecem com intensidade e duração variadas, causando desconforto
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas se queixam de dor na região anterior do joelho ao subir ou descer escadas, correr, em treinos de musculação ou durante a caminhada.
Essa dor acontece devido ao desgaste entre a patela e o fêmur, que compromete a cartilagem entre eles, atrapalhando o deslizamento ao realizar os movimentos de extensão e flexão. Normalmente esses sintomas são característicos da condromalácia patelar – lesão responsável por recobrir a região articular da patela.
Pesquisadores belgas avaliaram o impacto de diferentes exercícios de musculação nos sintomas de desconforto. Foram examinados 60 pacientes com dor no joelho, durante 12 semanas. Eles foram submetidos à prática de exercícios de cadeia cinética fechada, como o agachamento, e de cadeia cinética aberta, como a cadeira extensora.
Os dois tipos de exercícios foram eficientes para diminuir a dor e melhorar a capacidade funcional. Porém, os pacientes submetidos aos exercícios de cadeia cinética fechada tiveram melhores resultados em termos de nível de dor.
Com isso, fica evidente a importância de introduzir esse tipo de prática no seu dia a dia, já que apresenta uma mecânica mais próxima dos movimentos utilizados na nossa rotina, como agachar e levantar.
Procure ajuda de um especialista que possa trabalhar em conjunto com um profissional de educação física. A abordagem multidisciplinar é essencial nesses casos!