Como saber se posso tomar pré-treino com estimulantes antes dos exercícios?
Apesar de parecerem uma excelente proposta, é importante atentar-se ao fato de que esses produtos podem ter contraindicações
atualizado
Compartilhar notícia
Pré-treinos (ou “pre-workouts”, como são frequentemente conhecidos) são suplementos vastamente populares. Não à toa, figuram entre os campeões de vendas da última década.
Em suma, são compostos principalmente por estimulantes, como a cafeína, vasodilatadores (arginina AKG e citrulina malato), adaptógenos e nootrópicos.
Como o próprio nome sugere, é recomendado que o uso seja feito entre 20 a 30 minutos antes da prática de exercícios físicos, com o intuito de aumentar os níveis de energia, concentração, foco e força, além de reduzir o cansaço (fadiga) ou a percepção dele.
Apesar de parecer uma excelente proposta, é importante atentar-se ao fato de que tal produto é contraindicado em alguns casos. Um exemplo? Pacientes hipertensos.
Entre os possíveis efeitos colaterais estão náuseas, aumento da ansiedade, taquicardia, aumento da pressão arterial, tremores e insônia.
Apesar de haver uma imensa variedade de marcas e produtos comercializados no mundo todo, o Brasil ainda conta com uma grande restrição em termos de composição, dada a regulamentação vigente da Anvisa. Justamente por isso, é possível notar diferenças na composição de um mesmo produto quando comparadas sua versão nacional e internacional.
Vale lembrar que a indicação principal é nunca fazer uso de nenhuma suplementação sem orientação e/ou prescrição médica/nutricional.