Como o exercício físico ajuda no combate à infertilidade masculina
Uma pesquisa recente comprovou o impacto de atividades aeróbicas e com pesos (a famosa musculação) na infertilidade em homens
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade é um distúrbio do sistema reprodutivo que reduz a capacidade de ter filhos; e atinge de 8 a 15% dos casais. Uma pesquisa recente comprovou que atividades aeróbicas e com pesos (a famosa musculação) atuam de maneira positiva nos marcadores de inflamação e no desempenho reprodutivo de homens inférteis.
Pesquisadores recrutaram 1.296 homens inférteis, com idades entre 25 e 40 anos. Os especialistas avaliaram o comportamento de alguns marcadores após 24 semanas de aeróbico e musculação.
O resultado foi observado em quatro fases: após uma semana, um mês, 12 semanas e 24 semanas de realização das práticas esportivas. Para avaliar, foram colhidas amostras de sêmen.
O que foi comprovado? Uma diminuição considerável de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo do organismo. Houve, ainda, uma evolução positiva no sistema de defesa do corpo.
Portanto, se você deseja aumentar sua chance de engravidar, faça exercício. Esse hábito diminui o colesterol e auxilia na produção de hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona, além das vantagens já citadas.
Lembre sempre de procurar um profissional habilitado antes de começar a malhar.