Brasília, a cinquentona mais saudável e cheia de energia do Brasil
Convidei a nutricionista Larissa Cerqueira para homenagear o aniversário de Brasília e os cinquentões que aqui vivem
atualizado
Compartilhar notícia
Na coluna desta semana, chamei a nutricionista Larissa Cerqueira, especialista em nutrição esportiva, para falar sobre a vida saudável dos cinquentões de Brasília.
Uma parcela do público adepto desse estilo de vida são justamente pessoas com idade entre 50 e 60 anos, contemporâneas à cidade. São os mais novos aposentados ou próximos da aposentadoria que resolvem investir em qualidade de vida e bem-estar como nunca puderam antes.A capital completa 57 anos e é uma cidade jovem e cheia de energia. Por conta do clima seco, com temperaturas altas e sol o ano todo, é um lugar muito convidativo para praticar esportes. Conclusão, estilo de vida saudável tem lugar cativo no cardápio do brasiliense.
Eles contrariam assim o estereótipo ultrapassado de que aposentadoria é sinônimo de vida pacata e ociosa. Pelo contrário, é uma fase da vida totalmente passível de incluir novos prazeres, prioridades assim como hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular.
A idade não determina limitações físicas ou implica dietas restritivas ou focadas em tratamento de doenças.
Na prática, o que o novo idoso quer e precisa é de alimentação rica em nutrientes.
- Minerais: zinco, magnésio, cálcio
- Proteínas de alto valor biológico (ovos, peixes ricos em ômega 3) que são essenciais para função cognitiva)
- Vitaminas: essencialmente a D por ser um dos pilares na manutenção da saúde óssea e muscular, além de fundamental à imunidade e à disposição física
- Vegetais e frutas, se deixadas de lado, associadas ao passar dos anos implicam fator de risco elevado no desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer
- Ou seja, nutrição é garantia de uma vida mais plena e de alta qualidade.
O que se pode desejar após os 57 anos de vida? Tanto para nossa cidade quanto para seus cidadãos que tanto contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do país? Vai muito além de viver muito (expectativa de vida só cresce no Brasil).
Desejamos e merecemos viver no patamar máximo de nossa potencialidade física, mental, emocional, de maneira digna e justa. Por mais Nutrição em nossos corpos e em nossa alma para continuarmos a longa jornada de crescimento e felicidade. Parabéns, Brasília!