Alongar antes e depois do exercício físico previne lesão?
O ideal é realizar o alongamento em horários diferentes dos treinos. Assim, os ganhos em flexibilidade serão melhores
atualizado
Compartilhar notícia
Durante muito tempo, acreditou-se que alongar antes e depois de fazer musculação era fundamental. Quem não alongasse previamente poderia se lesionar e quem não praticasse a atividade depois ficaria com dores musculares no pós-treino.
Entretanto, essas crenças do senso comum nunca foram confirmadas pela ciência.
Um estudo realizado por Rodney Pope e colaboradores do departamento de Fisioterapia, Kapooka Health Center, da Austrália, observou mais de 1500 pessoas. Uma parte alongou antes dos treinos, enquanto a outra não. Os resultados mostraram que a prática não diminui o índice de lesões (mas também não aumenta).
Já o estudo de Bonfim e colaboradores avaliou a prática após a hipertrofia, ou seja, um grupo fazia musculação e alongava, enquanto outro fazia musculação e não alongava. Os resultados mostraram que a equipe que fez alongamento teve dores musculares no pós-treino do mesmo nível da turmaque não alongou. Ou seja, nada foi comprovado sobre alongar antes e/ou depois do treino para prevenir lesões.
Apesar de a prática de exercícios de alongamento ser importante para a saúde e o desempenho, ela não precisa ser realizada obrigatoriamente antes ou depois da musculação. Os efeitos da atividade serão sentidos a longo prazo, e não após uma sessão.
Realize exercícios de alongamento em horários diferentes dos treinos ou faça o alongamento em musculaturas diferentes das que você estimulou na atividade (se treinou membros superiores, alongue membros inferiores). Assim, seus ganhos em flexibilidade serão melhores e não haverá interferência no treino de musculação.