Agora vai! Aprenda uma tática infalível e nunca mais fure a dieta
Ao comer, pense: “O que posso incluir para tornar a refeição mais saudável?
atualizado
Compartilhar notícia
Uma dica fundamental para melhorar a alimentação é tentar pensar “o que posso acrescentar?”, em vez de refletir sobre “o que devo tirar?”.
Sempre que converso com alguém a respeito de alimentação, dieta e hábitos, noto uma fixação no primeiro questionamento, acompanhada da famosa pergunta: “Tal alimento é proibido?”
O pensamento focado em excluir pode não ser tão proveitoso quanto um pensamento focado em incluir. Se colocarmos boas fontes de nutrientes à mesa e realmente alimentarmos o corpo em vez de apenas enchê-lo de comida, há chances desses novos hábitos tornarem-se rotina e findarem, aos poucos, os velhos hábitos.
Esse é um jeito menos agressivo e mais promissor de provocar mudanças duradouras. Ao comer, pense: “O que posso incluir para tornar a refeição mais saudável?”.
Nessa hora, o “segredo” é escolher mais uma verdura, uma porção de legume, uma fruta fresca e da época, um punhado de oleaginosas ou ovos para fazer a composição do prato.
Deixe que as boas opções ganhem espaço e se tornem parte da sua vida. Assim, aos pouquinhos, a mágica acontece. Quando você menos esperar, estará jantando um prato lindo de vegetais, carnes ou ovos e comendo fruta de sobremesa. Sem sacrifício.