A velocidade de execução na musculação interfere no resultado?
A crença popular diz que fazer os exercícios com rapidez ajuda a emagrecer, mas estudos apontam para novas conclusões
atualizado
Compartilhar notícia
Você já se fez esta pergunta: será que a velocidade de execução na musculação interfere no resultado? O tema sempre gera muitas dúvidas.
Existe, inclusive, uma certa crença de que a rapidez na hora de malhar seria mais eficiente para o emagrecimento. A ciência, porém, comprova que não funciona bem assim.
A velocidade nada mais é do que uma variável que pode ser utilizada no treinamento
Variar a velocidade de execução entre lenta e rápida no treino de musculação pode proporcionar um melhor resultado de ganho de massa muscular em diferentes regiões da musculatura solicitada. Foi o que comprovou um estudo realizado em 2015 pelo Journal Medicine and Science in Sports and Exercise.
Alternar a velocidade de execução e ajustar as cargas de acordo com o ritmo proposto pode ser mais uma opção para melhorar a hipertrofia muscular, proporcionando mais resultados.
A velocidade de execução é mais um fator ligado à intensidade do treinamento, que deve ser adequada individualmente. Por isso é importante o acompanhamento de um profissional qualificado para que as variáveis sejam aplicadas adequadamente.