metropoles.com

A importância dos hormônios para o emagrecimento saudável

A maioria das pessoas quando engorda já pensa que a culpa é dos hormônios. Mas será que realmente isso é verdade? 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
testosterona
1 de 1 testosterona - Foto: iStock

O meu convidado de hoje é o endocrinologista Leonardo Higashi, especialista em metabologia e nutrologia. Ele vai nos esclarecer sobre a importância dos hormônios para o emagrecimento saudável. A maioria das pessoas quando engorda já pensa que a culpa é deles. Mas será que realmente isso é verdade?

O aumento de peso é uma situação multifatorial, com claros fatores genéticos envolvidos, ou seja, a famosa “tendência” ou predisposição a engordar, sempre combinado a outros adicionais, como a falta de atividade física, alimentação incorreta, fatores de stress e psicológicos, alteração na flora intestinal, uso de medicamentos, fatores intrauterinos na gestação, exposição a toxinas, sociais e os famosos hormônios.

É verdade que tanto o excesso como a deficiência de alguns hormônios podem ajudar no aumento de gordura, por isso o balanço hormonal é fundamental para quem busca o emagrecimento.

Mas, infelizmente, o mundo moderno parece que conspira contra, predispondo a desequilibrar os nossos hormônios e, consequentemente, o indesejável aumento de gordura corporal. Vamos a alguns exemplos:

  • A vida estressante, de cobranças, pressões, faz desequilibrar o eixo da glândula Adrenal com aumento do cortisol (que em excesso) contribui para aumento do peso, e a busca pela ingestão de carboidratos
  • O sono de má qualidade diminui a produção de dois hormônios: a melatonina e o GH,  que acabam predispondo a resistência insulina (hormônio anabólico de gordura) e a leptina (hormônio que controla a fome), ou seja, fazendo você comer mais e acumulando mais gordura
  • Infelizmente entramos em contato diariamente com produtos de plásticos (BPA, fitalatos), agrotóxicos, metais pesados, fitohôrmonios (ex: soja), que geralmente faz ação de hormônio feminino e também ajuda a acumular mais gordura. Além disso, pode bloquear a ação de hormônios tiroidianos e contribuir para desequilíbrio da testosterona, levando também ao aumento da balança
  • Outro fator interessante é que uma vez que uma pessoa engorda, o organismo cria mecanismo que, infelizmente, faz ela engordar mais. Isso mesmo amigos, a obesidade perpetua o aumento de peso.A  gordura, principalmente na região abdominal, faz você criar uma situação chamada “resistência insulínica” e assim você a cada refeição (principalmente aquelas ricas em carboidratos), tem que secretar cada vez mais este hormônio (insulina) para colocar a glicose dentro da célula. Porém, a insulina possui uma via metabólica de anabolismo que “NUNCA” fica resistente, fazendo você acumular mais gordura a cada dia que passa
  • Outra situação é que o sobrepeso diminui a secreção de hormônios que ajudam a emagrecer, como GH e a testosterona, e aumentam a conversão de hormônios femininos e, estes em excesso, também contribuem para um maior acúmulo de gordura
  • Mais uma má notícia: toda vez que você emagrece o seu organismo tende a recuperar o peso perdido, principalmente baixando o gasto de energia. Um dos responsáveis por isso é a diminuição dos níveis de T3 (hormônio tiroidianos) que é um dos principais responsáveis pelo metabolismo celular.

Além de tudo isso não podemos esquecer que existem situações extremamente comuns, que contribuem para diminuição do metabolismo, como o hipotireoidismo, vulgarmente chamada de tireoide lenta, que pode afetar até 25% das mulheres em alguma etapa da vida.

A menopausa que todas enfrentarão pode diminuir em até 40% a taxa metabólica; já no homem a deficiência androgênica (conhecida popularmente por andropausa). Todos eles contribuem para dificultar a boa forma.

Não podemos esquecer que existem doenças que levam ao excesso da produção de alguns hormônios que também podem levar a obesidade, como a síndrome de Cushing, acromegalia e insulinoma, mas, felizmente, estas são situações extremamente raras.

Por isso a culpa do aumento de gordura corporal não é exclusivamente hormonal, ele é um dos muitos fatores que, quando em desequilíbrio, dificulta ou impede o emagrecimento saudável.

Sendo assim é extremamente importante que se corrija isso buscando um tratamento eficaz e duradouro.

Aí vai uma playlist para você: treino sucesso de djraasanderson

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?