metropoles.com

Veja livros que Marcola, líder do PCC, lê para reduzir pena

A coluna apurou que Marcola participou do projeto Remição pela Leitura e escolheu duas obras brasileiras clássicas para elaborar relatórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Homem branco, de cavanhaque, com camiseta azul clara de preso, com a palavra interno grafada no peito - Metrópoles
1 de 1 Homem branco, de cavanhaque, com camiseta azul clara de preso, com a palavra interno grafada no peito - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Preso na Penitenciária Federal de Brasília desde janeiro de 2023, Marcos Willians Herbas Camacho (foto em destaque), conhecido como Marcola e líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), tem utilizado o tempo de detenção para se dedicar à leitura e aos estudos como forma de remição de pena.

A coluna apurou que ele participou do projeto Remição pela Leitura e escolheu duas obras brasileiras clássicas para elaborar relatórios de leitura: Menino de Engenho, de José Lins do Rego, e Homens e Caranguejos, de Josué de Castro.

Sobre as obras

Menino de Engenho (José Lins do Rego): o clássico da literatura brasileira traz fortes elementos autobiográficos e descreve a vida em um engenho de açúcar na zona canavieira, expondo desigualdades sociais e resquícios da escravidão. O protagonista, Carlinhos, vive sua infância e adolescência em meio à natureza e às contradições do Brasil arcaico. O lirismo da obra e suas descrições realistas marcaram a estreia de Lins do Rego na literatura.

Homens e Caranguejos (Josué de Castro): único romance do renomado cientista social Josué de Castro, o livro mistura memórias e ficção para retratar a dura realidade dos manguezais no Nordeste brasileiro. A narrativa aborda a miséria, a fome e as condições de vida precárias de uma comunidade marginalizada, estabelecendo um paralelo entre os homens e os caranguejos. A obra revela como a fome é um fenômeno social criado pelo homem, um tema ainda atual.

Outras leituras

Além das obras brasileiras, Marcola também já teve acesso a livros como As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, base da série Game of Thrones. Em sua cela, também já esteve disponível A Colaboração: O Pacto entre Hollywood e o Nazismo, de Ben Urwand, que aborda como estúdios de Hollywood estabeleceram acordos com o regime nazista para manter negócios na Alemanha.

Condenado a mais de 300 anos de prisão, Marcola também já concluiu cursos na área de saúde. Segundo o projeto Remição pela Leitura, cada livro lido e aprovado em relatórios pode reduzir dias da sentença do detento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?