Na manhã dessa terça-feira (28/1), o policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima (foto em destaque), de 37 anos, foi brutalmente assassinado no Centro de Fortaleza. O agente, que fazia parte da equipe de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), foi alvejado por criminosos fortemente armados enquanto realizava trabalho de vigilância em veículo descaracterizado.
José Wendesom era policial penal experiente e atuava na Coordenadoria de Inteligência (Coint) da SAP. Ao longo dos anos, trabalhou diretamente no combate ao crime organizado dentro e fora do sistema prisional, lidando com investigações e monitoramento de facções. Segundo colegas de trabalho, ele era um profissional dedicado e comprometido com a segurança pública.
Fontes da Polícia Civil do Ceará afirmam que os atiradores pertencem à facção Comando Vermelho (CV) e teriam confundido os agentes com membros de um grupo criminoso rival. O carro em que Wendesom estava foi alvejado por diversos disparos, sendo que 10 tiros atingiram a vítima, incluindo disparos de fuzil. O colega que o acompanhava saiu ileso e tentou socorrê-lo. Ele foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu.
Após o crime, as forças de segurança realizaram operações e prenderam alguns dos envolvidos. Durante as diligências, 10 kg de cocaína, munições de fuzil calibre 556 e pistola 9mm foram apreendidos. O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).