Polícia Federal faz operação contra fake news em eleições municipais
De acordo com a corporação, houve a produção e divulgação de vídeo com informações inverídicas e caluniosas durante a campanha eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/1), a Operação Doação de Constantino, com o objetivo de reprimir a produção de fake news nas eleições de 2024 no município de Santa Maria (RS).
Durante a ação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão contra um homem supostamente envolvido com os fatos. A ordem judicial foi deferida pelo Juízo Eleitoral de Garantias competente no âmbito do município de Santa Maria (RS).
Conforme apurado pela investigação, houve a produção e divulgação de um vídeo com informações inverídicas e caluniosas durante a campanha eleitoral do ano passado. A busca visa identificar quem teria produzido e divulgado tal vídeo, além de outros envolvidos.
A investigação policial apura, além da prática de fake news eleitoral, os crimes de calúnia eleitoral e usurpação de função pública. As penas, se somadas, chegam a cinco anos de prisão.
O nome da operação faz referência ao evento histórico conhecido como “Doação de Constantino”, que diz respeito a um documento medieval falsificado que, segundo alega, foi uma doação do Imperador Romano Constantino I ao Papa Silvestre I, no século IV.