metropoles.com

Polícia Federal faz operação contra fake news em eleições municipais

De acordo com a corporação, houve a produção e divulgação de vídeo com informações inverídicas e caluniosas durante a campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF
1 de 1 PF - Foto: null

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/1), a Operação Doação de Constantino, com o objetivo de reprimir a produção de fake news nas eleições de 2024 no município de Santa Maria (RS).

Durante a ação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão contra um homem supostamente envolvido com os fatos. A ordem judicial foi deferida pelo Juízo Eleitoral de Garantias competente no âmbito do município de Santa Maria (RS).

Conforme apurado pela investigação, houve a produção e divulgação de um vídeo com informações inverídicas e caluniosas durante a campanha eleitoral do ano passado. A busca visa identificar quem teria produzido e divulgado tal vídeo, além de outros envolvidos.

A investigação policial apura, além da prática de fake news eleitoral, os crimes de calúnia eleitoral e usurpação de função pública. As penas, se somadas, chegam a cinco anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao evento histórico conhecido como “Doação de Constantino”, que diz respeito a um documento medieval falsificado que, segundo alega, foi uma doação do Imperador Romano Constantino I ao Papa Silvestre I, no século IV.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?