metropoles.com

8/1: pastor de Brasília foi monitorado pela Abin como possível ameaça

Embora o pastor não esteja entre os investigados ou acusados formalmente pela PF, ele foi monitorado pela Abin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pastor de Brasília foi monitorado pela Abin como possível "ameaça"
1 de 1 Pastor de Brasília foi monitorado pela Abin como possível "ameaça" - Foto: Reprodução

Um relatório elaborado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) após as eleições de 2022 inclui o nome do pastor evangélico Wilbert Golden Batista (foto em destaque), de 65 anos, em uma lista de “possíveis ameaças” relacionadas à contestação do resultado eleitoral. O documento, obtido pela coluna, foi produzido em meio às tensões que culminaram nos atos de vandalismo em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

Embora o pastor não esteja entre os investigados ou acusados formalmente pela Polícia Federal (PF), seu nome e imagem constam em relatórios de investigação da PF e em denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o relatório da Abin, Batista “tem grande número de seguidores nas redes sociais e usa sua influência para convocar atos de contestação ao resultado eleitoral. Participou da manifestação de 12 dezembro, que resultou em vandalismo na área central de Brasília. É servidor do judiciário aposentado e empresário. Foi candidato a deputado federal pelo DF”.

Relatório da Abin

O documento classifica 52 nomes, entre eles figuras conhecidas, como os blogueiros Oswaldo Eustáquio e Wellington Macedo, além de militantes presos em operações da Polícia Federal. A lista inclui indivíduos que:

  • participaram de protestos contra o resultado eleitoral em frente ao Quartel-General do Exército (QGEx);
  • adotaram discurso atentatório à posse presidencial em 1º de janeiro de 2023;
  • engajaram-se em manifestações violentas, como a de 12 de dezembro de 2022.

Denúncias

A PGR também cita o pastor em denúncias relacionadas aos atos golpistas. Um exemplo é a menção a um vídeo de novembro de 2022, no qual o “Pastor Ibe Batista” defende a anulação do pleito e a convocação de novas eleições com voto impresso. O conteúdo teria sido compartilhado por oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal investigados nos atos de 8 de janeiro, em meio a teorias conspiratórias.

2 imagens
1 de 2

2 de 2

O outro lado
Confira a nota envaida pelo religioso.

“Venho esclarecer que sempre me pautei pela ordem democrática, pelo respeito às leis e pelas pessoas. Jamais, em qualquer circunstância, apoiei, incentivei ou participei de qualquer ato antidemocrático ou de vandalismo. Meu nome foi envolvido de forma indevida devido à falsa acusação promovida pelo ex-deputado Alexandre Frota. Imediatamente, registrei uma ocorrência policial na 10ª Delegacia de Polícia (10ª DP) pelos crimes de calúnia e difamação. O delegado responsável determinou, em despacho, o envio de cópias da ocorrência à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para conhecimento e providências cabíveis. Como resultado, o autor da postagem retirou imediatamente o conteúdo.

Reitero que minha trajetória, como Wilbert Golden Batista, conhecido por Pr. Ibi Batista, sempre foi marcada pela participação em atos cívicos e democráticos, prezando pela liberdade de expressão e pelo diálogo respeitoso, que são pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito. Por fim, reafirmo meu compromisso com a democracia e com a verdade, e repudio veementemente qualquer tentativa de manchar minha reputação com acusações infundadas.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?