metropoles.com

“6 de Ouros”: quem é o líder de facção que enterrou armas de guerra

Bel tinha tinha dois mandados de prisão em aberto quando foi preso e negociava armamentos e drogas com facção carioca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP
1 de 1 Foto: Divulgação/SSP - Foto: Divulgação/SSP

Integrantes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) descobriram um esconderijo com diversas armas guerra, munições e drogas na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, nessa segunda-feira (13/1). Segundo investigações, o arsenal pertence a Eduardo Damasceno Silva, conhecido como “Bel”. Ele é apontado como líder de uma facção criminosa com forte atuação no sul da Bahia, abrangendo as cidades de Ilhéus, Itacaré e Itabuna. Após meses de investigação, ele foi preso em 22 de dezembro de 2024, em João Pessoa, na Paraíba.

Bel ocupava a posição de “6 de Ouros” no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e era procurado por envolvimento em tráfico de drogas, armas e munições. Além disso, ele estava associado a crimes como homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro.

De acordo com a SSP-BA, Bel mantinha uma parceria com uma facção criminosa do Rio de Janeiro, com a qual negociava armamentos e entorpecentes. Durante uma nova fase da Operação Carta Marcada, os policiais encontraram, em área de mata fechada, o arsenal enterrado. Entre os itens apreendidos estavam um fuzil calibre 5,56, carregadores, munições, drogas e balanças de precisão.

2 imagens
Criminoso integrava Baralho do Crime

Operação Carta Marcada

A Operação Carta Marcada é uma ação integrada que envolve forças de segurança como a Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O objetivo é desarticular redes criminosas que atuam no tráfico de drogas, armas e outros crimes correlatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?