metropoles.com

Tebet no Planejamento é só um bilhetinho de Lula

Bilhetinho para o mercado, da mesma forma que Alckmin na pasta da Indústria e Comércio. Lula finge de um lado, o mercado finge de outro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Simone Tebet vota no Mato Grosso do Sul
1 de 1 Simone Tebet vota no Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação

Há menos de uma semana, lancei a pergunta: se Simone Tebet fosse homem, Lula a trataria do mesmo jeito? A questão surgiu porque o presidente eleito vinha tratando a ex-senadora com um descaso tão grande que dava a impressão de ser machismo. 

Agora, tudo mudou e nada mudou. Lula finalmente se dignou a conversar com Simone Tebet e ela aceitou ser ministra do Planejamento, prêmio de consolação para quem almejava ser ministra do Desenvolvimento Social, com o Bolsa Família sob o seu guarda-chuva. O convite ocorreu por meio de um bilhetinho, segundo conta a jornalista Vera Rosa, do Estadão, passado ao final de uma viagem de jatinho entre Brasília e São Paulo. 

“Em uma hora e meia de trajeto, Lula falou sobre tudo – dos planos de governo ao apreço pela Granja do Torto –, mas não lhe fez novo convite. Pouco antes do desembarque, entregou à senadora um envelope. Dentro havia um bilhete, assinado de próprio punho. ‘Não abra agora. Primeiro, comemore o Natal com sua família’, disse Lula a Simone”, relata Vera Rosa.

Simone Tebet não se conteve, abriu o bilhetinho e lá estava escrito: “Peço que você aceite o Ministério do Planejamento”.

Quando digo que nada mudou é porque, se Simone Tebet fosse homem, é caso de perguntar se Lula faria essa presepada de lhe dar um bilhetinho a ser aberto depois do Natal, mas que ele sabia que ela leria antes. Faz sentido fazer um convite desses por bilhetinho? Se a coisa é encarada mais como ato de sedução de um homem em relação a uma mulher, faz, e eu não estou dizendo que a sedução se deu no campo amoroso, pelo amor de Janja. Foi no campo do não tão discreto charme da burguesia (viagem de jatinho e convite por bilhetinho não fazem parte do cardápio do encantamento proletário).

Teremos, pois, Simone Tebet no Ministério do Planejamento. O que vai fazer lá? Ser fritada. Ela queria que o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) ficasse no âmbito da sua pasta. O PT disse não. Mas, como Simone Tebet havia dito sim ao bilhetinho de Lula, era preciso acochambrar as demandas da aliada. Ficou resolvido, então, que PPI, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida terão participação do Planejamento no “comitê gestor”. O que isso quer dizer? Nada. Simone Tebet não terá poder nenhum sobre esses programas. 

Depois de escolher Fernando Haddad para a Fazenda e Aloizio Mercadante para o BNDES, Lula não conseguiu um grande industrial para ser Ministro da Indústria e Comércio. Foi de Geraldo Alckmin.Também não conseguiu um economista de peso para ser Ministro do Planejamento. Foi de Simone Tebet. Ele finge, assim, que o seu governo terá contraponto responsável na área econômica, e o mercado finge que acredita.

Assim como Geraldo Alckmin, Simone Tebet é só um bilhetinho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?