metropoles.com

Se Pablo Marçal passar ao 2º turno, Boulos será prefeito de SP

As pesquisas apontam para a eleição do candidato de Lula, no caso de o seu adversário ser Pablo Marçal. Mas o coach pode ser só uma hashtag

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Band/Reprodução
Pablo Marçal e Guilherme Boulos em debate -- Metrópoles
1 de 1 Pablo Marçal e Guilherme Boulos em debate -- Metrópoles - Foto: Band/Reprodução

A situação eleitoral em São Paulo está clara quanto ao segundo turno: se Pablo Marçal vencer Ricardo Nunes no primeiro turno, Guilherme Boulos ganhará a eleição.

Todas as pesquisas apontam para a eleição do candidato de Lula, no caso de o seu adversário ser o coach. Já se Ricardo Nunes passar ao segundo turno, Guilherme Boulos será prefeito da capital paulista só se todas as pesquisas estiverem completamente erradas.

Veja-se a pesquisa divulgada hoje pelo instituto Paraná. Em segundo turno contra Pablo Marçal, o candidato de Lula teria 44% e o coach, 37%. Na disputa com Ricardo Nunes, Guilherme Boulos perderia por 52% a 33%. Na hipótese improvável de o atual prefeito enfrentar Pablo Marçal no segundo turno, ele teria mais que o dobro de votos.

Na verdade, a menos que a rejeição a Pablo Marçal seja muito menor do que mostram as pesquisas, os dois candidatos finais serão Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Na projeção do instituto Paraná para o primeiro turno, Ricardo Nunes está com 28%, Guilherme Boulos tem 25% e Pablo Marçal, 20%.

O coach está muito longe de ser um fenômeno da magnitude de Jair Bolsonaro, a despeito da torcida da esquerda. É uma dessas estridências que costumam permear a já esganiçada política brasileira.

Como eu já disse, “Pablo Marçal não luta contra o sistema, apesar de todas as suas palhaçadas disruptivas. Ele quer entrar para o sistema. Se a história se repete como farsa nas diferentes latitudes, ela se repete como comédia no Brasil. Ou como tragicomédia. Vender a ideia de que luta contra o sistema garantiu o sucesso de Jair Bolsonaro. Pablo Marçal é um imitador — e, como imitação, é pior do que o original”.

Tudo leva a crer que Pablo Marçal terá a efemeridade de uma hashtag. Sobraria, então, apenas a lembrança da campanha de mais baixo nível à prefeitura paulistana por causa de um coach que se chamava… O que levou uma cadeirada, qual é mesmo o nome dele?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?