metropoles.com

Piano ao cair da tarde: São Júlio Lancellotti das Duas Mãos Esquerdas

Teremos uma CPI em São Paulo para investigar a relação entre ONGs e Júlio Lancellotti, o santo do PT que adversários acham que é do pau oco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida lula e janja cumprimentando padre Júlio Lancelotti - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula e janja cumprimentando padre Júlio Lancelotti - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O PT tem um santo padroeiro: o padre Júlio Lancellotti. Para os adversários do PT, o santo é do pau oco. O vereador Rubinho Nunes, do partido União Brasil e um dos fundadores do MBL, conseguiu as assinaturas necessárias para abrir uma CPI na Câmara Municipal de São Paulo que investigará o padre. É a CPI das ONGs, de evidente exploração política em ano eleitoral. Do jogo.

Rubinho Nunes acusa o padre de ser parceiro de duas ONGs que atuam na Cracolândia: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) e a Craco Resiste. As palavras do vereador paulistano são fortes.

“Existe uma chamada máfia da miséria para obter ganhos por meio da boa-fé da população e isso não é ético e nem moral. O padre Júlio é o verdadeiro cafetão de miséria em São Paulo. A atuação dele retroalimenta a situação das pessoas. Não é só comida e sabonete que vai resolver a situação”, disse Rubinho Nunes à repórter Luísa Marzullo.

O padre negou que tenha parceria com as duas ONGs e disse que há 17 anos anos não faz mais parte da Bompar, da qual foi conselheiro, não se sabe se também espiritual.

O santo do PT gosta de fazer caridade sob holofotes, acima da média da sua função sacerdotal, ao contrário do que diz Jesus no Evangelho de São Mateus: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”. Mas é possível que o padre Júlio Lancellotti não siga o preceito por ter duas mãos esquerdas, assim como as consoantes duplas do seu sobrenome.

Em 2007, o padre viu-se envolvido em um caso de extorsão. Chegou a dar uma Pajero a um ex-interno da Febem que dizia ter tido uma relação amorosa com ele, o que configuraria crime de pedofilia. Embora tenha cedido ao chantagista que acabou preso, o padre sempre negou qualquer envolvimento pretérito com o rapaz. Depois do episódio, o padre deu uma sumida dos jornais, pelo menos dos que leio. Voltou ao noticiário na pandemia de Covid-19, em embates com Jair Bolsonaro e a sua prole.

Agora, teremos a CPI das ONGs para investigar o padre Júlio Lancellotti. O PT e as suas linhas auxiliares já saíram em defesa dele com a combatividade de cruzados entrincheirados em Jerusalém. Não há o que temer: esse santo das causas achadas é forte, gosta da ribalta, nasceu inocente e vai morrer como tal. Aposto até que será canonizado. São Júlio Lancellotti das Duas Mãos Esquerdas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?