metropoles.com

Piano ao cair da tarde: reonera aí, Lula, que a gente demite aqui

A MP de Lula é um pesadelo para as empresas atingidas pela reoneração. Vai causar mais desemprego e mais informalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida presidente lula e haddad reforma da Previdência - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula e haddad reforma da Previdência - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Lula editou uma MP para reonerar a folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia. Um deles é o das empresas jornalísticas. A MP revoga a desoneração até 2027 promulgada pelo Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco avisou Fernando Haddad que vai dar ruim. Espero que sim. Se der em acordo com o governo, vai ser pior para os todos pagadores de impostos. Toma lá, dá cá.

Já fui empregador. Pagava dois salários por mês por cada carteira assinada. Um ia para o funcionário, o outro para o governo. Ponho na conta do governo, além dos impostos, as contribuições sociais e as remunerações por tempo não trabalhado — é o governo que obriga o empresário a pagar tudo isso.

A reoneração aumentará a bufunfa que as empresas precisam pagar ao INSS. Elas vinham recolhendo entre 1% e 4,5% da sua receita bruta; com a MP de Lula, o recolhimento será, a partir de abril, entre 10% a 15% do primeiro salário mínimo dos seus funcionários — se um funcionário ganha o equivalente a 3 salários mínimos, por exemplo, o primeiro deles será taxado. Depois, as alíquotas subirão.

O ministro Fernando Haddad acredita que a desoneração não ajuda a gerar empregos. Não há mesmo vasos comunicantes entre o furor arrecadatório do governo gastão e a realidade. A desoneração pode não criar empregos, mas conserva empregos. 

A MP de Lula é um pesadelo para as empresas atingidas. Foi feita sob medida para que haja repasse de custos para o consumidor, mais desemprego e mais informalidade no mercado de trabalho. O governo conta a lorota que a reoneração é para zerar o déficit em 2024. Em vez de cortar custos, corta as pernas da sociedade. Reonera aí, Lula, que a gente demite aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?