metropoles.com

Piano ao cair da tarde: o império dos chimpanzés

Por que se escandalizar no Brasil? A nossa complexidade política é idêntica à dos chimpanzés: você cata os meus piolhos, eu cato os seus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Chimpanzés -- Metrópoles
1 de 1 Chimpanzés -- Metrópoles - Foto: Getty Images

Ministros de tribunais superiores estão abismados com a nomeação de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça, segundo relata o meu colega de site Rodrigo Rangel. Como parte de uma sociedade de chimpanzés, eu não estou. Explicarei mais adiante, mas não muito, porque não é preciso.

Esses ministros acham que o caso não difere do de Sergio Moro, acusado de ter prendido Lula para prestar favor a Jair Bolsonaro, em troca do cargo de ministro da pasta. No STF, Ricardo Lewandowski tem uma longa lista de decisões favoráreis ao atual presidente, inclusive a que anulou a delação premiada da Odebrecht.

“É escandaloso”, disse um ministro de tribunal superior a alguns pares, depois de lembrar também que Ricardo Lewandowski é advogado da J&F, freguês da cúpula do Judiciário.

Não acho que nada mais seja escandaloso, embora tenha de fingir que ache, porque o escândalo foi abolido no Brasil desde que anularam os processos da Lava Jato contra Lula com base em provas ilegais. 

Tudo passou a ser muito natural: o advogado pessoal do atual presidente ocupou a vaga do atencioso Ricardo Lewandowski no STF, o atencioso Ricardo Lewandowski substituirá o fiel Flávio Dino no Ministério de Justiça, o fiel Flávio Dino irá para o STF na vaga de Rosa Weber, que não tinha entrado na história, se é que você me entende.

Minto, o escândalo no Brasil sempre foi exceção. Até porque os poucos que realmente se importam e se escandalizam correm o risco de ter o triste fim de Policarpo Quaresma, o personagem idealista de Lima Barreto — “E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções”. O decepcionado Policarpo Quaresma acabou preso.

Quem não tiver paciência para ler Lima Barreto pode assistir à série documental O Império dos Chimpanzés, na Netflix. Dá na mesma. É sobre a comunidade de chimpanzés Ngogo, que vivem em uma floresta de Uganda. A  complexidade política dos chimpanzés Ngogo é idêntica à nossa: você cata os meus piolhos, eu cato os seus. Escândalo para quê?

PS: Sergio Moro não condenou Lula em troca de cargo nenhum, isso é lorota de chimpanzé.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?