metropoles.com

O governo Lula inventou um troço formidável: o descontão para ladrão

O governo Lula quer dar desconto de até 50% nas multas devidas pelas empreiteiras pegas pela Lava Jato. Serão 4 bilhões a menos para a União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Apoiadores do presidente Lula com boneco do presidente - Metrópoles
1 de 1 Apoiadores do presidente Lula com boneco do presidente - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Brasil inventou um troço formidável: o descontão para ladrão, um passo além do que já era inovação, o desconto para ladrão.

Explico o busílis: as empreiteiras corruptoras do petrolão devem um total de R$ 8 bilhões à União, em multas que constam dos acordos de leniência firmados no âmbito da Lava Jato.

No processo de destruição dos legados da Lava Jato, essas multas estão sendo renegociadas com a Controladoria-Geral da União (CGU), aquele órgão governamental cujo ministro é sócio de um escritório de advocacia que representa a Novonor, a ex-Odebrecht, uma das empreiteiras corruptoras do pacote.

A primeira ideia era facilitar o pagamento das multas, sem a redução dos valores. As empreiteiras, contudo, querem pagar menos, alegando que estão no vermelho, como se os cidadãos brasileiros roubados por elas (para quem não sabe, nós somos o país) tivessem algo a ver com isso. 

A CGU topou, então, fazer um abatimento de até 30% do total devido, por meio de um mecanismo fiscal que torna as empreiteiras credoras da União. Não foi suficientemente escandaloso.

A jornalista Renata Agostini informa, agora, que o governo quer dar uma desconto de até 50% nas multas devidas pelas empreiteiras, muito mais do que a mamata admitida pelos técnicos da CGU.

É o descontão para ladrão. Por que o governo Lula abriria mão de receber R$ 4 bilhões? Você sabe a resposta, todo mundo sabe, mas ela não pode ser dita, porque é considerada fake news pelos defensores da democracia do prende e arrebenta. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?