metropoles.com

Lula dá bandeira: quer enfrentar o “troglodita” Bolsonaro em 2026

Lula deu a maior bandeira no mesmo dia em que atacou o presidente do BC. É mais conveniente para ele repetir em 2026 o duelo de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Montagem de Lula (esquerda) discutindo com Bolsonaro (direita) em debate com arte em forma de "X" atrás - Metrópoles
1 de 1 Montagem de Lula (esquerda) discutindo com Bolsonaro (direita) em debate com arte em forma de "X" atrás - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Lula deu a maior bandeira no mesmo dia em que atacou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A bandeira é que ele gostaria muito, mas muito mesmo, de enfrentar Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2026.

O petista escreveu no X o que afirmou em entrevista a uma rádio: 

“Eu estarei com 80 anos em 2026, no auge da minha vida. Mas não quero discutir reeleição agora. Estou com 1 ano e 6 meses de mandato. Eu quero cumprir o que prometi ao povo brasileiro. Tem muita gente boa que pode ser candidato. Mas, se for necessário ser candidato para impedir que os trogloditas voltem a governar, pode ter certeza que meus 80 anos vão virar 40 para enfrentá-los. Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista e negacionista.”

Ao contrário do que diz, Lula só pensa em reeleição desde o dia em que começou o seu terceiro mandato. Ao contrário do que dá a entender, o PT não tem outro nome forte para a presidência da República. Fernando Haddad, o mais citado para suceder Lula como candidato, tem grande rejeição do eleitorado, segundo as pesquisas mais recentes. Em maio, a Quaest aferiu que 50% dos brasileiros fazem muxoxo para o atual ministro da Fazenda.

Como quer ser reeleito, não tem sucessor político à altura e não há perspectiva de que o seu terceiro mandato seja um sucesso retumbante a ponto de enfrentar sem grande risco um Tarcísio de Freitas, por exemplo, nome difícil de ser  caracterizado como “perigo à democracia”, Lula usa o plural “trogloditas” para expressar o seu desejo por apenas um troglodita: Jair Bolsonaro.

Este colunista disse, não faz tanto tempo, que Lula talvez tivesse chegado à conclusão de que foi um mau negócio tornar o adversário inelegível. A bandeira que o chefão petista deu ontem não poderia ser maior prova disso. Tanto Lula como Jair Bolsonaro querem repetir o duelo de 2022.

O primeiro aposta que o segundo continuará a ser rejeitado pela maior parte dos eleitores, daí a necessidade de não parar de falar nele para manter o seu nome vivo. O segundo aposta que o governo do primeiro será um fiasco capaz de reabilitá-lo. Ambos só precisam combinar com o STF, porque no Legislativo a coisa já está andando para liberar o troglodita.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?