metropoles.com

Jair Bolsonaro é o sujeito mais estúpido da história brasileira?

Se a PF está correta, Jair Bolsonaro mandou dinheiro para os EUA para ficar por lá se o “golpe” desse errado. Mas deu errado e ele voltou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, fazendo gesto com a mão direita pf -- Metrópoles
1 de 1 Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, fazendo gesto com a mão direita pf -- Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Os brasileiros que ainda leem jornais se depararam hoje com uma notícia bastante curiosa: a de que Jair Bolsonaro transferiu 800 mil reais para os Estados Unidos, em operação de câmbio devidamente registrada, pouco antes de viajar para lá, em dezembro de 2023. 

A PF faz a seguinte ilação sobre a transferência: 

“Evidencia-se que o então presidente Jair Bolsonaro, ao final do mandato, transferiu para os Estados Unidos todos os seus bens e recursos financeiros, ilícitos e lícitos, com a finalidade de assegurar sua permanência no exterior, possivelmente, aguardando o desfecho da tentativa de golpe de Estado que estava em andamento.”

O detalhe está no advérbio “possivelmente”. Possivelmente, eu poderia ter cabelos; possivelmente, o Brasil poderia ganhar um Nobel de Física; possivelmente, Lula poderia ler Homero.

Segundo a ilação da PF, presume-se que Jair Bolsonaro colocou todo o seu dinheiro em uma conta bancária nos Estados Unidos para o caso de dar errado o golpe que nunca foi dado. Como deu errado o golpe que nunca foi dado, ele voltou para o Brasil.

Como assim?

O documento da PF tanbém diz o seguinte: “Alguns investigados se evadiram do País, retirando praticamente todos seus recursos aplicados em instituições financeiras nacionais, transferindo-os para os EUA, para se resguardarem de eventual persecução penal instaurada para apurar os ilícitos”. A persecução penal, no caso, seria para apurar o envolvimento na tentativa de ruptura do Estado de Direito. Eles “tinham a expectativa de que ainda havia possibilidade de consumação do golpe de Estado”.

Jair Bolsonaro despachou, então, todo o seu dinheiro para os Estados Unidos para se proteger de investigações e processos sobre a tentativa de golpe. Mas retornou ao Brasil, mesmo com o fracasso da tentativa de golpe, mesmo sabendo que seria alvo de investigações e processos que o levarão à prisão, caso o objetivo inicial do plano jurídico-político do establishment seja mantido.

O dinheiro lá e ele aqui, sem poder sair do país?

Se a PF estiver correta, a única conclusão possível é que Jair Bolsonaro conseguiu a façanha de ser o sujeito mais estúpido da história brasileira. É a hipótese benigna para os cidadãos que ainda acreditam no Estado de Direito — e ainda leem jornais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?