metropoles.com

Flávio Dino será a voz de Lula dentro do STF. E voz alta

É o que Lula espera de Flávio Dino, além de fidelidade nas votações. A aposta é que ele será capaz de rivalizar com Gilmar Mendes e Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
flavio dino no metropoles em 10 de abril de 2023 - Metrópoles
1 de 1 flavio dino no metropoles em 10 de abril de 2023 - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal desfaz qualquer ilusão ainda resistente nas almas cândidas de que a mais alta instância do Judiciário brasileiro não é política.

Esta é a aposta de Lula: a de que, uma vez nomeado ministro do STF, Flávio Dino será um protagonista capaz de rivalizar com Gilmar Mendes ou com Alexandre de Moraes, quando e se isso for necessário. Um protagonista eficiente do lulismo, sem qualquer outra agenda que não seja a de defender os interesses imediatos e as premissas ideológicas de quem o indicou.

Não se trata apenas de mostrar fidelidade a Lula nas votações, condição essencial que só o indicado pelo presidente Dias Toffoli não cumpriu integralmente, embora já tenho feito o seu mea-culpa. Trata-se de promover um “embate político” , como o próprio Lula vem dizendo a aliados — embate dentro e fora do tribunal que visa a sobrepujar a influência dos outros protagonistas, conjunto que inclui também Luis Roberto Barroso. (Gilmar Mendes engoliu Flávio Dino e até trabalhou por ele para sair como credor, mas queria mesmo era um homem seu no STF, Bruno Dantas. Em troca, levou a PGR, com Paulo Gonet como indicado, nome preferido também de Alexandre de Moraes.)

Por mais que, neste momento, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e mesmo Luis Roberto Barroso se mostrem alinhados ao governo, Lula não pode confiar inteiramente em nenhum deles. Seja porque provenientes de outras extrações políticas — Gilmar Mendes, do PSDB; Alexandre de Moraes, do PMDB —, seja por ter convicções pessoais próprias, caso de Luis Roberto Barroso, esses ministros não são um porto seguro para o lulismo e muito menos a sua voz própria.

Com Flávio Dino no STF, o presidente da República contará com esse porto e terá essa voz. A ver — ou melhor, a ouvir — o grau de estridência que o indicado por Lula usará no embate político, tanto para dentro como para fora do tribunal.

Pelo que se conhece da personalidade de Flávio Dino, e pelo fato de ele ter sido político de palanque com mandato eletivo, a estridência deverá ser grande. Teremos mais um ministro do STF falando — ou gritando — fora dos autos, mas agora em nome do presidente da República, sem necessidade de acordos ou intermediações. A estridência ecoará nos autos, o que é ainda mais preocupante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?