metropoles.com

Equipe de transição tenta adiar votação das listas tríplices no TRF1

Ontem, o senador eleito Flávio Dino esteve na presidência do tribunal, para tentar emplacar o adiamento. Alckmin também entrou na história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Metrópoles
Flávio Dino
1 de 1 Flávio Dino - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

O senador eleito Flávio Dino, do PSB, ajudará a coordenar as áreas da Justiça de Segurança Pública, como integrante da equipe de transição do governo Lula. Ele disse ontem a jornalistas que vai “contribuir durante a transição para que o entulho bolsonarista possa ser removido rapidamente”.

A “coordenação” de Flávio Dino, cotado para ser ministro da Justiça, já começou ontem mesmo. Ele foi até a presidência do TRF1, com jurisdição no Distrito Federal e mais 13 estados, para tentar adiar a votação das listas tríplices de desembargardores federais que integrarão o tribunal. Quer evitar, assim, que Jair Bolsonaro tenha tempo de escolher os nomes.

O PT também mobilizou uma associação de juízes para que entrasse com um pedido de adiamento no Conselho Nacional de Justiça, mas, como o pedido foi distribuído a princípio para um conselheiro não muito simpático à causa, conseguiram que o caso mudasse de mãos. Está agora com Luis Felipe Salomão.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também entrou na história e pediu para falar com o presidente do TRF1, José Amilcar Machado.

Observadores do Judiciário não estão gostando do que julgam ser uma intromissão indevida — e com mão pesada — da parte de Flávio Dino e do PT.

Hoje, Lula tem encontro agendado com Rosa Weber e Alexandre de Moraes. O presidente eleito quer melhorar a relação entre o Executivo e o Judiciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?