metropoles.com

Aprovação: ducha gelada em Lula; piscina quente para bolsonaristas

Enquanto Lula chafurda na desaprovação, governadores de SP, Minas, Paraná e Goiás têm altos níveis de aprovação, segundo pesquisa Quaest

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Orlando Brito

A pesquisa Quaest divulgada hoje é outra ducha de água gelada em Lula. 

Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, estados nos quais a sondagem se concentrou, ou a desaprovação ao governo federal é bem maior do que a aprovação, caso do Paraná, ou ambas estão empatadas dentro da margem de erro, casos de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, mas com viés negativo.

No Brasil, em geral, segundo a pesquisa Quaest, a aprovação ao governo Lula é de 51% contra 46% de desaprovação. Quando se leva em conta a margem, o quadro não fica longe de um empate.

Enquanto Lula chafurda na desaprovação, os governadores dos quatro estados, todos do espectro bolsonarista, nadam de braçada em piscina quente. 

O governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo, é aprovado por 62% dos entrevistados, mesma porcentagem obtida pelo governo de Romeu Zema, em Minas Gerais. 

No Paraná, o governo de Ratinho Jr. tem aprovação de 79%, ao passo que, em Goiás, o de Ronaldo Caiado chega a 86%.

A maioria esmagadora dos entrevistados acha que o seu estado está em melhor situação do que a dos outras unidades da federação.

Os números são explicáveis: os quatro governadores governam, enquanto Lula não governa, só faz comício. Minto: faz comício, insiste em atrapalhar a vida do conselho de administração e dos acionistas da Petrobras e fala bobagem quando banca ser grande líder internacional.

No máximo, o presidente oferece um presente de três refeições diárias, a partir de um passado que não passa e sem apontar um futuro promissor.

Como Lula não governa, ele tem de apelar para a propaganda, além de dar broncas nos seus ministros, como se ele não tivesse nada a ver com eles. 

Na semana que vem, por exemplo, a comunicação governamental vai lançar a campanha “Fé no Brasil” para tentar atrair a simpatia dos evangélicos. Se engane que a oposição gosta, Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?