YouTube cria recurso de gorjeta para criadores de conteúdo
Essa é mais uma tentativa de a empresa engajar os profissionais da plataforma. Recentemente, o Facebook também anunciou remuneração
atualizado
Compartilhar notícia
Hoje em dia, mais de 50 milhões de pessoas se identificam como criadores de conteúdo nas plataformas digitais. Pensando nisso, o YouTube criou o Valeu Demais, um novo recurso no qual os fãs podem apoiar financeiramente os canais de que mais gostam. Ainda em versão beta, profissionais de 68 países, incluindo o Brasil, já podem testar.
O recém-lançado item é a quarta ferramenta desenvolvida pela empresa com o propósito de promover os produtores audiovisuais. Em 2017, eles lançaram o Super Chat e, em 2019, os Super Stickers – formatos em que os espectadores compram espaços de destaque e figurinhas animadas nos chats de vídeos ao vivo. Isso também serviu para impulsionar as lives.
Estão à disposição ainda os Clubes de Canais, para venda de produtos físicos, e o recurso de aplausos. Essa última possibilidade evoluiu no modelo atual do Valeu Demais. Inicialmente, há quatro faixas de preço para as gorjetas: entre US$ 2 e US$ 50 (ou a moeda local correspondente).
Recentemente, o Facebook, outro gigante da internet, anunciou que investirá USD 1 bilhão na remuneração dos creators. O objetivo é engajar cada vez mais especialistas, para que desenvolvam conteúdo exclusivo e de qualidade.