WhatsApp e redes sociais são os mais utilizados pelos varejistas
Pesquisa nacional da Zucchetti e Fecomércio/SC indica quais são as ferramentas favoritas para interação com clientes
atualizado
Compartilhar notícia
O WhatsApp e as redes sociais já são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas por micro e pequenos varejistas no Brasil. Uma pesquisa realizada pela multinacional italiana da área de softwares de gestão Zucchetti e pela Fecomércio Santa Catarina aponta que 82% dos respondentes indicaram o aplicativo de troca de mensagens instantâneas como a ferramenta mais usada, seguida de redes sociais (74%).
Quando se trata de canais de comunicação com os clientes, 96% também usam o WhatsApp, enquanto 76% ainda utilizam o telefone; as redes sociais ficam em terceiro, com 59%. Apesar do avanço dessas ferramentas como forma de comunicação no pequeno varejo, a loja física aparece em primeiro lugar quando se trata de fechamento de vendas, com 82%, seguida de redes sociais, usadas para efetivar vendas por 57% dos respondentes.
“Nos últimos anos, temos observado relevantes mudanças no comportamento de empresas e consumidores, em especial as motivadas e aceleradas pela condição pandêmica. A presença digital, antes considerada diferencial competitivo, tornou-se alternativa singular de sobrevivência. E é claro que quem mais sofreu com tudo isso foi o pequeno varejo, setor no qual, em grande parte, isso nem sequer existia.”
Wagner Muller, diretor da Vertical de Varejo da Zucchetti
A pesquisa da Zucchetti e da Fecomércio/SC ouviu 323 varejistas de diversos estados do Brasil. Cerca de 56% dos participantes são microempresas; 22,5% são empresas de pequeno porte; e 15% são microempreendedores individuais. Do total, somente 3,75% faturam mais de R$ 4,8 milhões por ano. Em relação ao número de empregados, 79% têm entre um e cinco funcionários.