metropoles.com

WhatsApp: 7 dicas fáceis de como inserir a rede social no seu negócio

Victor Paschoal, da CleverTap, garante que o app mais utilizado do país é também uma ótima oportunidade para atrair e engajar clientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anton/Pexels
WhatsApp
1 de 1 WhatsApp - Foto: Anton/Pexels

Presente na tela inicial de 54% dos smartphones, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. A informação é da pesquisa Panorama Mobile Time, produzida pela Opinion Box. Apesar do uso ser focado na troca de mensagens entre familiares, colegas e amigos, há um crescimento exponencial da utilização da ferramenta por empresas que desejam se conectar, engajar e reter clientes durante a jornada de compra.

Entretanto, ao mesmo tempo que a ferramenta aproxima as empresas dos consumidores, ela pode afastar. Estratégias que não forem bem pensadas pelas marcas podem ter o efeito oposto do proposto pelo aplicativo.

Mas quais são as estratégias mais efetivas para criar relacionamentos fortes com os usuários por meio de conversas na rede social? Confira sete dicas de como fidelizar clientes pelo WhatsApp:

Conheça o aplicativo e instale a versão focada em negócios

Antes de tudo, é preciso instalar os aplicativos corretos e entender tudo o que a ferramenta tem a seu alcance. Clicar nos botões e descobrir a plataforma é essencial para o seu manuseio. Dedicado para as pequenas, médias e grandes empresas, o WhatsApp Business possui recursos essenciais como mensagens automáticas organizadas de acordo com as jornadas de cada cliente, função catálogo e até a possibilidade de verificar as métricas do seu negócio. Há também a versão web do app, que permite que a ferramenta seja utilizada pelo navegador do seu desktop, o que diminui os erros de digitação que podem ocorrem pelo celular.

Capriche no design conversacional

Certo, você já sabe tudo sobre o WhatsApp e está pronto para aplicá-lo na sua empresa. O primeiro passo a seguir é se colocar no lugar do usuário: Quais mensagens você gostaria de receber das empresas? Como você gostaria de ser abordado? É preciso fazer um estudo da sua plataforma para saber quais informações sobre seus serviços e produtos são relevantes para utilizar com o seu público.

Criar mensagens automáticas pessoais e objetivas aproximam muito mais o cliente da marca do que “chatbots” duros e impessoais. Apesar de estar utilizando um robô para automatizar o tempo, a ideia é deixar a conversa o mais natural possível, como se fosse um bate-papo real.

5 imagens
Capriche no design conversacional e invista no atendimento personalizado ao cliente
Entenda os melhores horários e a frequência das mensagens
O homem narrou aos PMs que sua companheira queria ver o seu celular
Divulgue seu WhatsApp e faça promoções
1 de 5

Conheça o aplicativo e instale a versão focada em negócios

Getty Images
2 de 5

Capriche no design conversacional e invista no atendimento personalizado ao cliente

Anton/Pexels
3 de 5

Entenda os melhores horários e a frequência das mensagens

Getty Images
4 de 5

O homem narrou aos PMs que sua companheira queria ver o seu celular

Giovanna Bembom/Metrópoles
5 de 5

Divulgue seu WhatsApp e faça promoções

Invista no atendimento personalizado ao cliente

Os recursos do WhatsApp facilitam a comunicação com os clientes, mas não substituem um funcionário dedicado somente ao aplicativo. As pessoas estão evitando cada vez mais falar ao telefone, por isso, a utilização da conversa por mensagens agiliza e otimiza o atendimento aos consumidores. Micro, pequenas e médias empresas podem usar o canal como principal ferramenta de suporte aos usuários, por exemplo.

Entenda os melhores horários e a frequência das mensagens

É necessário que o cliente saiba que sua empresa está ali, mas não torne isso um exagero. Todos nós sabemos o quanto é chato receber notificações indesejadas seja em qual canal de comunicação que for, então, trabalhe com objetividade. Estude também os melhores horários que funcionam com o seu público e o notifique disso.

Saia da caixinha e pense em ideias inovadoras

Recentemente, a Uber divulgou que está estudando uma maneira para que os brasileiros possam pedir corridas diretamente pelo WhatsApp. A empresa começou a fazer testes com o aplicativo na Índia e está otimista com a novidade. Mas como inserir isso na sua empresa? Veja o aplicativo como uma forma de solução rápida aos problemas no seu negócio. A função catálogo, por exemplo, permite que seus usuários conheçam seus produtos e serviços sem a necessidade de uma conversa.

Divulgue seu WhatsApp e faça promoções

Para transportar novos e antigos clientes, é necessário divulgar o aplicativo. O WhatsApp disponibiliza um link que pode ser utilizado no próprio site da marca ou em outras redes sociais.

Atualmente, e-mails e chamadas telefônicas não são tão utilizados pela população como o WhatsApp. As pessoas estão conectadas o dia todo ao aplicativo e, por ser o meio de comunicação digital mais usado no Brasil, é muito importante agregar clientes à plataforma. Por isso, dê um motivo para a pessoa estar conectada com a sua rede. Faça promoções ou dê prêmios a quem fizer contato pela plataforma.

Crie um grupo para a sua equipe

Assim como grupos criados para famílias e amigos, o aplicativo também pode manter uma conversa entre os funcionários da sua empresa. A ferramenta é perfeita para avisos rápidos e até chamadas de vídeos.

Victor Paschoal é Head de Marketing LATAM da CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?