Web Summit Rio: número de startups fundadas por mulheres bate recorde
Riocentro recebeu evento de tecnologia e inovação, que, este ano, teve um público de quase 35 mil pessoas de mais de 100 países
atualizado
Compartilhar notícia
De 15 a 18 de abril, quase 35 mil pessoas, incluindo participantes de 102 países, estiveram reunidas no Riocentro para debater temas relacionados à tecnologia e inovação. Esse foi o Web Summit Rio.
Entre os 518 speakers do evento, destacaram-se:
- Mike Brock, CEO da TBD
- Bianca Andrade, influenciadora e youtuber
- Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
- Gabriela Comazzetto, general manager of global business solutions for latam do TikTok
- Vitor Olivier, CTO da Nubank
- Gilberto Gil, artista
- Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
- Renata Bokel, CEO da WMcCann
- Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza
- Rodrigo Marques, CSO da Claro Brasil
Nesses e em outros painéis, ganharam destaque temas como Web3, inteligência artificial, o impacto do TikTok na cultura, comportamento e consumo, revolução bancária da IA, evolução do design, liderança, fintechs e os altos e baixos do empreendedorismo.
O evento, que teve essa segunda edição no Rio de Janeiro, também promoveu discussões importantes sobre o futuro do planeta, com ativistas, cientistas e investidores destacando pontos como a preservação das florestas e da mitigação das mudanças climáticas.
Outro ponto em que o Web Summit Rio se superou este ano foi em relação ao grande número de startups fundadas por mulheres: 45% do total.
Essa foi a maior proporção de startups fundadas por mulheres em qualquer evento do Web Summit e mais que o dobro da proporção que houve no Web Summit Rio 2023.
“O fato de termos o maior encontro de startups fundadas por mulheres na América do Sul é um testemunho da diversidade na região, e espero que, ao longo do evento, elas possam se encontrar com os investidores e parceiros necessários para fazer crescer esses negócios”, afirmou na abertura do evento o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave.
Inclusive, cerca de 47% dos palestrantes do congresso foram mulheres. Desde 2015, o programa Women in Tech, da Web Summit, está empenhado em alcançar a paridade de gênero em todos os eventos.
No total, 1.066 startups de 42 países estiveram presentes no evento, representando 31 indústrias, além de parceiros como Salesforce, Itaú, Udemy e Huawei.
Entre as iniciativas presentes, a carioca deco.cx foi a vencedora da competição de startups do Web Summit Rio. A empresa é uma plataforma SaaS que facilita a criação de sites para e-commerces a partir de templates prontos.
O evento também fez parceria com organizações e agências que apoiam pessoas sub-representadas na indústria de tecnologia, entre elas:
Casablack: centro de cultura negra e inovação criado para inspirar e capacitar as pessoas por meio de conquistas, cultura, entretenimento, tecnologia e criatividade negra.
Rede Mulher Empreendedora: que investe na criação de ambientes inclusivos e equitativos para mulheres em STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Transfero Academy: programa de trainee que tem o objetivo de recrutar, capacitar e desenvolver jovens talentos para o mercado de tecnologia e ativos digitais.