Vantagens da computação em nuvem para o marketing digital
Gerente de Marketing da Nextios, Lílian Miranda explica como a tecnologia pode ser uma boa aliada para gerenciar dados de forma eficiente
atualizado
Compartilhar notícia
O marketing digital, hoje, é uma das principais estratégias das empresas em seus planos de marketing para o posicionamento da marca, criar relacionamentos e atrair novos negócios. Nesse cenário on-line, é quase impossível pensar em eficiência nessa frente sem atrelar o negócio ao investimento em computação em nuvem.
A nuvem levou a transformação digital a outro patamar, aumentando a capacidade operacional da tecnologia da informação, diminuindo custos e, consequentemente, mudou a forma de se fazer marketing.
A grande oferta, em nuvem, de softwares como serviço (SaaS), por exemplo, permite que as áreas de negócios possam escolher os sistemas mais adequados às suas necessidades e adotá-los sem a necessidade de instalação do software na infraestrutura da empresa e sem o investimento em licenças de uso – algo que, para as ações de marketing digital, oferece grandes possibilidades, influenciando positivamente nas frentes de otimização para mecanismos de busca (SEO), inbound marketing e o marketing de conteúdo.
As soluções disponíveis em nuvem hoje, para rodar essas frentes, permitem, entre outras ações: maior interatividade com o público, com foco na experiência do usuário em sua jornada de compra; facilidade de análise e mensuração, com a obtenção de melhores previsões na análise de dados para a melhoria contínua da estratégia; a diminuição das distâncias entre empresas e clientes e o aumento do alcance, permitindo que empresas criem um bom posicionamento on-line, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais; e maior facilidade no direcionamento do público-alvo com a segmentação de campanhas.
Além de benefícios gerais ao negócio como eficiência, segurança, velocidade, confiabilidade e redução de custos, o marketing digital em estratégia de nuvem promove mais eficiência também na operação de marketing e vendas. Ferramentas que estão na nuvem facilitam muito o alinhamento de todos os processos entre as duas equipes, fundamental para que uma empresa tenha uma operação eficiente.
Dentro da nuvem, torna-se muito mais ágil verificar em tempo real como está a operação, identificar pontos de melhoria e agir rapidamente para ajudar a empresa a entregar os resultados desejados.
Também é possível acompanhar, com mais efetividade, o comportamento e as interações dos leads (oportunidades de negócio por meio de informações-chave captadas na estratégia de inbound marketing), centralizando todas essas informações em uma única plataforma, como de CRM (Customer Relationship Management) por exemplo.
O CRM proporciona um aumento na produtividade dos times, amplia o conhecimento da empresa sobre os seus clientes, permite acompanhá-los em toda a jornada por todo o funil de vendas e, assim, fortalecer o relacionamento, além de vários outros ganhos para a melhora dos resultados.
Tudo isso ainda é potencializado quando o CRM é implantado na nuvem, sendo facilmente acessado de qualquer lugar do mundo e, ainda, com investimento inicial baixo.
Mas é importante sempre lembrar que promover a transformação digital nas empresas vai muito além de otimizar processos e investir em estratégias de marketing digital. É preciso, acima de tudo, transformar os próprios modelos de negócios e a experiência dos clientes, de forma a explorar ao máximo as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais, como a computação em nuvem.
Gerente de marketing da Nextios, Lílian Miranda é graduada em Comunicação Social – Jornalismo e pós-graduada em Marketing e Comunicação, e possui mais de 15 anos de experiência no mercado.