Uso de IAs impulsiona transformação visual nas agências de marketing
Fundador da agência Sioux, Philippe Capouillez, explora como a inovação vem redefinindo estratégias no setor
atualizado
Compartilhar notícia
A transformação digital tem revolucionado a maneira como as empresas conduzem seus negócios, e as agências de marketing não são exceção.
Com a acelerada expansão do uso da inteligência artificial (IA), o setor está passando por uma mudança profunda, especialmente no que diz respeito à inovação das estratégias e produções de conteúdo visual. A capacidade da IA de analisar grandes volumes de dados em tempo real permite que os profissionais obtenham insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor, suas preferências e tendências. Isso, por sua vez, possibilita a criação de vídeos, imagens e textos altamente personalizados, direcionados especificamente para cada público, além da otimização de processos, abarcando o aprimoramento da agilidade e produtividade.
Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo “State of Artificial Intelligence in Marketing” da Salesforce, realizado em 2022, cerca de 70% dos profissionais de marketing consideram a IA como uma parte vital de suas estratégias. Já de acordo com uma pesquisa da Gartner, o mercado global de IA aplicada em marketing movimentará cerca de US$ 6,82 bilhões até 2027. Esses dados refletem a crescente percepção do papel transformador da digitalização no setor e evidenciam seu impacto em ascensão.
É nesse contexto, e buscando a responder perguntas como: “de que maneira podemos maximizar as oportunidades frutos dessa onda de transformação?”, que aplicativos como o ChatGPT, Google Bard, Elai., Veed.Io, Mubert e Adobe Firefly tem rapidamente se tornado o epicentro dessas discussões. Ao oferecer soluções e insights valiosos que impulsionam as estratégias de marketing para uma nova era de eficácia, essas ferramentas operam como catalisadores de inovação, exemplificando o impacto que as IAs desempenham na transformação digital das agências.
A tecnologia não apenas agilizou a produção de textos, vídeos e imagens, mas também possibilitou aos profissionais traduzir suas ideias.
Essa colaboração liberta mentes criativas do trabalho mecânico, impulsionando a busca por soluções essenciais e inovadoras, enquanto economiza tempo e recursos valiosos. A sinergia entre a precisão das ferramentas tecnológicas e a intuição humana cria uma parceria que não apenas otimiza a produtividade, mas também abre espaço para a exploração de fronteiras criativas até então inexploradas.
Além disso, os aplicativos costumam apresentar uma abordagem singular ao assegurar a legalidade e autenticidade das imagens e materiais produzidos, enfrentando os desafios destacados no relatório de 2022 pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil. Para se ter uma ideia da importância de iniciativas como essa, o mesmo relatório apontou um crescimento de 20% nas queixas relacionadas a violações de direitos de imagem apenas no último ano.
Em resumo, seguindo todas as diretrizes e comprometimento com a legalidade e autenticidade dos materiais produzidos, a transformação digital no âmbito das agências de marketing já está sendo moldada pela Inteligência Artificial e evolução constante dessas tecnologias promete um futuro emocionante e com infinitas possibilidades.
Philippe Capouillez é fundador e CEO da Sioux, agência consultiva focada em melhorar a performance de seus clientes por meio de estratégias digitais integradas de marketing, design e tecnologia.