Trabalhar com marketing digital: o que é fato e o que é fake
Um bom profissional precisa investir em uma especialização séria e buscar conhecimento constantemente, resume Edu Sani, CEO da ADSPLAY
atualizado
Compartilhar notícia
O assunto é quente: a demanda por marketing digital cresce a cada ano e com ela a necessidade de novos profissionais. De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento. O problema é que conforme a área ganha consistência, também surgem as propostas “fakes” que prometem muito dinheiro trabalhando apenas 3 horas por dia ou que é possível se tornar um profissional disputado com apenas algumas horas de um curso.
A questão é que não existe fórmula mágica: é preciso investir em uma especialização séria e buscar conhecimento constantemente. O marketing digital é um empreendimento altamente estratégico. Portanto, os profissionais precisam garantir que estejam sempre um passo à frente. Isso significa antecipar o que os consumidores estão pensando e entender o que motiva interações e conversões. No espaço digital, a chave para essa inteligência são os dados. Portanto, é crucial que os profissionais de marketing tenham uma análise avançada.
O que é fato e o que é fake?
Um profissional de marketing digital é um especialista que desenvolve, implementa e gerencia campanhas promocionais em nome de uma organização, desempenhando um papel fundamental na conscientização da marca no espaço digital. Isso envolve direcionar o tráfego do site, gerenciar campanhas de publicidade paga e aumentar a visibilidade nas mídias sociais. A partir daí, os gerentes e a equipe usarão várias ferramentas analíticas para medir o impacto de seus esforços e otimizar campanhas. Além disso, também são os responsáveis por identificar e avaliar novas tecnologias digitais e plataformas de comunicação. Abaixo, busco desmistificar alguns fatos e mitos sobre trabalhar com marketing digital:
“Um único curso vai me proporcionar uma colocação no mercado de trabalho” – FAKE
O mercado dispõe de centenas, se não milhares, de cursos de marketing digital à disposição. Ainda que ofereçam um bom conteúdo inicial, muitos cursos são básicos e por si só não são suficientes para formar um especialista. É preferível escolher o curso de uma instituição já reconhecida ou ligado a empresas e especialistas. Antes de escolher, vale checar o breve histórico dos professores, se há algum tipo de suporte quando necessário e certificação. Ainda assim, só a experiência e muito estudo irão torná-lo um bom profissional.
“É possível ganhar muito trabalhando pouco” – Fake
A oferta é tentadora. Enquanto navega na internet, você se depara com o anúncio “Ganhe 2 mil reais por semana trabalhando apenas 3 horas por dia”. Na realidade, dependendo do nível de experiência, quem trabalha com marketing digital deve elaborar e implementar campanhas, supervisionar os membros da equipe e promover produtos em todas as plataformas, além de elaborar estratégias de conteúdo e mídia social. Ou seja, desconfie de ofertas que prometem muito dinheiro e pouco trabalho e acho que isso vale para qualquer área.
“É preciso ser especialista em tecnologia” – Fake
Embora um profissional de marketing digital não precise ser um especialista em tecnologia ou ciência da computação, certamente ajuda. Aqueles com formação em TI estão atualmente conquistando um nicho no setor, impulsionando soluções tecnológicas.
“Soft Skills são diferenciais” – Fato
Além de ter noções de como lidar com conteúdo promocional, incluindo otimização de sites, marketing de conteúdo, gerenciamento de campanhas e controle de projetos, o profissional de marketing digital precisa mostrar que suas habilidades não param por aí. Possuir habilidades pessoais de liderança, capacidade de identificar novas oportunidades, equilíbrio entre pensamento analítico e criativo que entregue resultados tangíveis, são exemplos do que faz um profissional de marketing digital se destacar.
“O estudo é frequente assim como a atualização das ferramentas” – Fato
O marketing digital é um empreendimento altamente estratégico. Portanto, os profissionais precisam garantir que estejam sempre um passo à frente. Isso significa estar sempre atualizado com as novas ferramentas e tecnologias, para entender o que os consumidores estão pensando e propor soluções e conteúdos estratégicos.
“O marketing digital possui uma série de áreas possíveis” – Fato
Mídia programática, inbound marketing, estratégia de SEO, Growth Hacking, mídias sociais são algumas das áreas envolvidas no marketing digital e é praticamente impossível uma única pessoa ser especialista em todas elas, pois seguem estratégias diversas e necessitam de profissionais diferentes. Obviamente um bom profissional pode estar atento ao universo do marketing digital como um todo, mas só saberá operar algumas estratégias. Por isso, é preciso encontrar uma área com a qual se identifique e se informar sobre as possibilidades que oferece.
Edu Sani é CEO da ADSPLAY. Com mais de 18 anos de experiência em Marketing Digital e Mídia On-line, é formado em publicidade e propaganda pela FAM e pós-graduado em Gestão de Marketing na FAAP, também é co-autor do livro “Mídia Programática de A a Z”.