Tendências em publicidade digital: o que esperar no futuro?
André Pandaléo, CEO da agência bauc., apresenta algumas tendências e como aproveitá-las da melhor maneira para o seu negócio
atualizado
Compartilhar notícia
Estamos entrando na reta final do ano e agora começam as especulações dos futuros dos setores, e com a publicidade digital não é diferente. Quem não se lembra do hype em volta do Metaverso e das NFT nos anos anteriores? Pois é, nem tudo é escrito em pedra, mas tem alguns temas que estarão em alta nos próximos meses. Vamos lá:
Inteligência artificial (IA) e Machine Learning: personalização em escala
O ChatGPT chegou com tudo no final do ano passado e trouxe uma revolução pela corrida da IA que só tem evoluído a cada dia que passa. Quando atrelada ao machine learning, ambas possibilitam personalização em escala, que para a publicidade digital é um grande trunfo para o sucesso. Plataformas usam dados para entender o comportamento do consumidor, permitindo que as marcas ofereçam conteúdos altamente relevantes.
O famoso exemplo da Netflix, que utiliza algoritmos para recomendar filmes e séries baseados nas preferências dos usuários, mostra como a personalização pode aumentar a satisfação do cliente. Essa união também será cada vez mais utilizada para clusterizar os públicos-alvo em campanhas de mídia online de modo a atingir maior eficiência de custos e melhores resultados.
Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV): uma experiência imersiva
Poder experimentar um produto antes de comprá-lo é muitas vezes essencial para a decisão de compra do consumidor e, com a RA e RV isso será difundido cada vez mais em lojas e aplicativos de compra on-line, permitindo que o cliente tenha experiências imersivas com o produto.
Um exemplo notável é a maneira como a Sephora adotou a RA para transformar a experiência de compra de maquiagem. Eles lançaram um aplicativo que permite aos clientes experimentarem virtualmente diferentes produtos de maquiagem. Usando a câmera do smartphone, os clientes podem testar cores de batom, sombras e outros produtos diretamente em seus rostos. Esse recurso não apenas oferece uma experiência de compra divertida, mas também elimina a incerteza associada à compra de cosméticos on-line, aumentando a confiança do cliente e impulsionando as vendas.
Compras nas redes sociais: facilidade na jornada do consumidor
O Social Selling, processo de identificar possíveis clientes e estabelecer relacionamentos com eles nas redes sociais, não é nenhuma novidade, mas as grandes redes sociais estão se movimentando agressivamente para proporcionar um espaço cada vez melhor e com menos fricção para que as pessoas possam realizar suas compras direto em suas plataformas com segurança e facilidade. Em outras palavras, as redes sociais estão se transformando em grandes shoppings virtuais. Inclusive, recentemente, o TikTok lançou o “TikTok Shop” com essa finalidade e grandes marcas já estão surfando nessa onda, seja utilizando seus próprios perfis ou por meio de influenciadores. Marcas como a Nike e Adidas estão aproveitando essa tendência, criando uma experiência de compra contínua e sem esforço para os consumidores.
Assim, na velocidade que presenciamos as inovações, o futuro da publicidade digital é emocionante e cheio de possibilidades inovadoras. Cabe a nós, exercitarmos estudos de futuros possíveis e entender como adaptar as estratégias a esses cenários. À medida que continuamos nossa jornada digital, uma coisa é certa: a publicidade está evoluindo e aqueles que se adaptam prosperarão neste novo cenário dinâmico e envolvente. O próximo ano promete uma revolução na forma como nos conectamos com o mundo digital, e as marcas que abraçam essas mudanças estão preparadas para liderar o caminho.