Storytelling: como impactar clientes com a história da sua empresa?
O storytelling é também um meio de criar uma experiência compartilhada que eleva o moral da equipe e reforça a identidade coletiva
atualizado
Compartilhar notícia
Por meio do storytelling, líderes e empreendedores têm a oportunidade de moldar culturas corporativas onde a história da empresa se alinha com os valores e objetivos dos membros.
Histórias de origem, superação de desafios, inovações e sucessos coletivos se tornam os fios que unem a equipe e fomentam um ambiente de trabalho onde os funcionários se sentem parte de algo maior, contribuindo para a felicidade e sentido de propósito.
Além disso, o storytelling serve como uma ferramenta vital para a marca e o marketing, permitindo que corporações comuniquem missão, valores e diferenciais de forma autêntica e emocionalmente ressonante.
Neste cenário, clientes e stakeholders se tornam não apenas consumidores, mas também coautores da jornada da empresa, participando ativamente da evolução e sucesso.
Para desenvolver e praticar os conceitos de storytelling e felicidade no ambiente empresarial, proponho um exercício chamado “Narrativas de Impacto: Construindo a História da Sua Empresa”.
Esse exercício é projetado para líderes e empreendedores que desejam aprimorar as habilidades de contar histórias, com o objetivo de fortalecer a cultura da corporação, melhorar o engajamento da equipe e criar uma conexão mais profunda com clientes e stakeholders.
A construção dessas narrativas requer a identificação de elementos como missão, visão e valores da empresa, e deve ser estruturada a partir de uma introdução cativante, além de narrar os desafios enfrentados e a forma como foram superados.
Na sequência, deve-se destacar os sucessos alcançados e o impacto deles na equipe, nos clientes e na comunidade. Por fim, vale uma reflexão sobre a jornada da empresa até o momento e uma visão inspiradora para o futuro, além do convite à equipe e aos clientes para serem coautores dessa história contínua.
A narrativa envolvente e inspiradora deve ser apresentada e debatida internamente para refinamentos. Depois, precisa ser adaptada aos diferentes formatos de marketing e, então, é importante gerar interações junto a colaboradores, clientes e parceiros, cujos feedbacks são essenciais e servem para aprimorar a história e garantir que ela ressoe autenticamente com todos os públicos.
Para implementar os princípios de storytelling no ambiente empresarial, focando na promoção da felicidade e do engajamento, podemos criar narrativas estruturadas em torno de três arquétipos principais: a Jornada do Herói, o Renascimento e a Busca.
Cada um desses arquétipos pode ser adaptado para promover uma cultura positiva e motivadora.
O storytelling é também um meio de criar uma experiência compartilhada que eleva o moral, reforça a identidade coletiva e promove um ambiente de trabalho onde a felicidade e o bem-estar dos funcionários são priorizados.
Ao contar histórias que ressoam junto a colaboradores e destacam os papéis em sucessos compartilhados, os líderes podem cultivar um senso de propósito, pertencimento e realização que é fundamental para a felicidade no trabalho
James McSill é autor do livro 5 Lições de Storytelling: Felicidade, Influência e Sucesso (DVS Editora).