metropoles.com

Simpatia para aumentar o faturamento

Luana Clara, sócia-fundadora da LaPresse Comunicação, fala sobre a importância do cliente no centro do negócio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/LaPresse
Simpatia para aumentar faturamento
1 de 1 Simpatia para aumentar faturamento - Foto: Divulgação/LaPresse

Será que um sorriso pode ser um diferencial competitivo para um negócio? Sim, pelo menos aqui no Brasil. E eu vou te explicar o porquê. 

Um dos principais motivos é a péssima experiência de compra que as empresas oferecem aos clientes, que nos levou a ocupar a vice-liderança dos vendedores mais antipáticos do mundo, atrás apenas do Japão, no ranking da Smiling Report 2020.

O lado positivo desse mau humor é que cria um oceano azul para aqueles que nadam contra essa maré e oferecem um atendimento humanizado. Segundo pesquisa realizada pela PWC, 36% dos brasileiros entrevistados estão dispostos a pagar a mais por um atendimento amigável e acolhedor.

Para surfar nessa onda, o empreendedor precisa tirar o foco das métricas financeiras e priorizar as necessidades do seu cliente. Essa prática é chamada de Customer Centric – cliente no centro, em tradução livre. Implementá-la exige que tanto a liderança quanto quem está no front dos negócios, os vendedores e a equipe de atendimento, estejam dispostos a ouvir o que seus consumidores tem a dizer e transformar as sugestões, reclamações e elogios em ação. 

Com esse novo olhar, a empresa conseguirá entender e alinhar as expectativas que seus consumidores têm, que vão além do produto e serviço, e conseguir traduzi-las em ações que humanizem essa marca e criem uma conexão real. 

Para isso, o primeiro passo é estimular a sua equipe a sorrir. Um belo sorriso quebra o gelo até do cliente mais resistente. Para as empresas com operação exclusiva no on-line vale lançar mão de emojis e gifs que traduzam esse estado de espírito. E se puder enviar áudio, fale sorrindo pois a pessoa que o ouvir vai sentir na sua voz. 

Depois dessas boas-vindas, vem o atendimento, que deve ser personalizado, ou seja, com o seu vendedor oferecendo soluções – seja ela produto ou serviço – que realmente atendam às necessidades do seu comprador. Assim como acontece com as sugestões de séries e filmes que as plataformas de streaming nos oferecem ao acessarmos nosso perfil. Eu sei que em vendas há metas para serem batidas mensalmente, mas, quando você entrega o que o cliente quer, ele volta para comprar sempre e as metas ficam cada vez mais fáceis de serem alcançadas.

Também é importante identificar quais conveniências são relevantes para seu público-alvo. Para alguns vai ser entrega em 2 horas, outros compra on-line com retirada na loja. Diversificação nas opções de pagamento, com as opções de usar dois cartões, PIX, débito, boleto. Ou vídeos descritivos sobre o tipo do material utilizado, o toque, o sabor ou o resultado, em caso de serviço. Enfim, utilize todas as ferramentas disponíveis para facilitar o processo de compra.

Outro ponto relevante é marcar presença no digital, tanto para vendas quanto para relacionamento com clientes. Para isso, tenha sua loja virtual própria, esteja presente em marketplaces e em redes sociais, além do WhatsApp business. Facilite o cliente de te achar e comprar contigo.

Já sobre o SAC, integre todos os pontos de atendimento para que os feedbacks sejam padronizados e acessíveis desde os atendentes de telemarketing ao social media. 

Agora vamos para o pós-venda. Aqui o cliente deve sentir que suas necessidades são tão importantes quanto no processo de venda. Por isso, ouça, tenha empatia e seja gentil. Eu sei que há demandas que não podem ser atendidas naquela hora, mas uma mensagem ou e-mail informando que em tantos dias a dúvida será resolvida e o porquê desse prazo, já aquece o coração de quem lê.

E por fim, faça pesquisa de satisfação. Seja uma mensagem por SMS ou uma plataforma robusta, pergunte sobre como foi a experiência. O cliente que reclama é seu amigo, porque ele aponta pontos a serem melhorados.

Agora é mão na massa! E boas vendas!

Luana Clara é jornalista, professora de comunicação estratégica em MBA, mentora de startups e sócia-fundadora da LaPresse Comunicação, empresa especializada em relacionamento com a imprensa e consultoria de Marketing com 10 anos de mercado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?