Seis dicas para aumentar a taxa de conversão de vendas em 2022
Luiz Fernando Morais, CEO da Meediaonne, ajuda a montar uma estratégia para transformar as visitas à loja virtual em pedidos finalizados
atualizado
Compartilhar notícia
Melhorar a taxa de conversão de vendas é sempre um desafio para as lojas virtuais. É muito comum, ao analisar as métricas do site, observar uma grande quantidade de pessoas que abastecem o carrinho de compras, mas não fecham o pedido. De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo.
Mas por que isso ocorre? Como transformar essas visitas à loja virtual em vendas? Essas são apenas algumas dúvidas que passam pela cabeça do gestor. Para ajudá-lo a montar uma estratégia de aumento da sua taxa de conversão de vendas, separei seis dicas. Acompanhe:
Conheça sua persona
Não é clichê dizer que para obter sucesso na sua estratégia de vendas é preciso conhecer muito bem o seu público. Para isso, você pode buscar ferramentas de monitoramento e análise de sites, como o Google Analytics, que oferece diversos dados importantes, como quem passa pela sua loja, de onde elas vêm, por quanto tempo navegam em seu e-commerce e quais os conteúdos mais buscados. Outra forma de conhecer o seu consumidor é dialogando com ele diretamente, seja por e-mails, mensagens ou redes sociais, para construir um relacionamento e, dessa forma, adequar sua loja on-line para melhor atendê-lo.
Use e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta que deve ser usada para construir relacionamento e conhecer melhor o cliente. O primeiro passo é ter uma lista de leads (contatos) qualificados. Ou seja, aqueles consumidores que já se cadastraram para receber novidades e possuem o perfil de seus clientes. Depois disso, crie uma estratégia de e-mails focada nos gostos e necessidades desses usuários, invista em um bom “Assunto” e atenção no posicionamento do “call to action”. Planeje para que sejam disparados periodicamente e na medida certa – sem excessos. Por último, é preciso estabelecer uma rotina de análise de resultados, observar taxas de cliques e de aberturas, queixas de spam, abandono e conversões. Aprenda com essas métricas, invista em testes e acompanhe constantemente os resultados.
Pós-vendas
Você precisa proporcionar uma boa experiência em toda a jornada de compra do cliente, inclusive após a venda para garantir a entrega do produto certo e no prazo certo. Essa ação mostra que a sua empresa está sempre atenta ao bem-estar dos seus clientes, mantendo-os ativos e fiéis à marca. A fidelização ajuda na retenção, além de ser menos onerosa do que a aquisição de novos consumidores.
Crie uma conexão com seus clientes
O diálogo é sempre a melhor opção. Ofereça canais como SAC, site, chat e redes sociais para que seus clientes forneçam feedback sobre seus produtos e serviços. Conhecer prós e contras de seus produtos é o melhor indicador de qualidade para sua empresa. Esse espaço de opinião também ajuda a aumentar o nível de confiança de seus clientes em relação à empresa, impactando na taxa de conversão de vendas.
Acerte seu público potencial no momento certo
Para isso, é essencial considerar o máximo de informações que tiver disponível e garantir o melhor setup para sua campanha iniciar. Também é preciso apostar no monitoramento e otimização contínua da sua campanha, com estratégias para cada etapa do funil. Muitos profissionais e empresas, costumam focar apenas em conversão de fundo de funil, entregando resultados imediatos, mas muitas vezes não perenes no médio prazo, esquecendo especialmente de algumas opções de topo e meio de funil e na potencial melhora de performance com redução de custos.
Complemente seu time para alcançar resultados significativos
Para obter sucesso nos resultados, você pode procurar parceiros especializados que dão suporte para alavancar o seu negócio digitalmente ou buscar profissionais qualificados no mercado para atender demandas cada vez mais personalizadas. Esses profissionais, habilitados por tecnologia, podem gerar resultados incríveis no seu negócio a um ótimo custo-benefício.
Bom, sabendo de todas essas dicas, que tal colocar a mão na massa para aumentar seus resultados digitais? Os desafios para o seu negócio não param de bater à porta.
Luiz Fernando Morais é fundador e CEO da Meediaonne. Com mais de 20 anos de experiência no mercado digital, já atuou em empresas como Via Varejo, Latam Airlines e Itaú e em diferentes áreas do setor de tecnologia.