Sebrae Inova 2023: um olhar além do convencional para mirar no futuro
Com cinco palcos simultâneos e uma área dedicada a games, o evento trouxe temáticas como Cidades Inteligentes e Marketing sem promessas
atualizado
Compartilhar notícia
Até a noite deste sábado (7/10), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), sedia a quinta edição do Sebrae Inova 2023, evento voltado para a área de tecnologia, marketing digital e empreendedorismo, que trouxe cases sobre os mais variados assuntos.
Com cinco palcos simultâneos — Palco Inova, Conecta, Movimento, Cidades e Negócios – e uma área dedicada a games, o evento trouxe temáticas como Cidades Inteligentes, Marketing sem promessas, Modelo Disney para experiência e encantamento do cliente, Web 3.0, Empreendedorismo na era da inteligência artificial e Desvendando o futuro do metaverso.
Ao todo, foram aproximadamente 29 mil inscritos no evento, que ocorre em formato híbrido. No primeiro dia, por exemplo, foram mais de 3 mil visitantes no espaço com 85 expositores divididos entre as áreas de gastronomia, startups, ecossistema de inovação e tecnologia, arena gamer e marketing digital.
“O Sebrae Inova 2023 foi mais do que um evento; foi um catalisador de ideias, um encontro de mentes inovadoras e uma janela para o futuro das cidades inteligentes. Este evento é a prova viva de que a inovação é a chave para o sucesso, não apenas nos negócios, mas na construção de comunidades mais sustentáveis e conectadas. Nele, encontramos inspiração e conhecimento para repensar como empreender em um mundo em constante transformação. É o ponto de encontro que nos lembra que o futuro é construído pelas mãos daqueles que têm a coragem de inovar e a visão de criar cidades mais inteligentes e vibrantes.”
Rose Rainha, diretora superintendente do Sebrae no DF
Segundo Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF, as palestras foram extremamente prestigiadas com temas atuais e voltados, sobretudo, para inovação. “Tivemos a participação de muitos jovens, o que para nós é enriquecedor, pois estamos atraindo um setor do mercado que precisa de oportunidades, e o empreendedorismo é uma das principais fontes para que eles acessem o mercado de trabalho.”
Moisés Ramos, escritor, professor e CEO da AncoraX, foi um dos palestrantes convidados para falar no Palco Movimento. Na ocasião, ele explicou como o empreendedorismo e a educação andam juntos com o objetivo de impulsionar negócios, mesmo aqueles que começaram do zero.
Conteúdos virais
A criação de conteúdo também foi um tema abordado pelo jornalista Jonathan Parente e o influenciador digital Matheus Sena. Para eles, microempreendedores junto aos influenciadores digitais podem utilizar a estratégia para os negócios.
“É alguma coisa que marca a nossa vida. Eu, por exemplo, adotei a nostalgia como um dos principais elementos para produzir meus conteúdos, e quando percebi que estava viralizando, continuei tentando gerar todas as lembranças e sentimentos possíveis”, rememorou Matheus Sena, que já trabalhou com marcas como Red Bull e Lugano.
Já Jacqueline Gomes, diretora da Coração do Cliente, explicou como qualquer negócio pode encantar como a Disney encanta.
“O encantamento da Disney se dá porque a marca faz um modelo de gestão da experiência do cliente. Muitos negócios fazem gestão cuidando do marketing, de pessoas, ou seja, atividades funcionais de gestão, e isso não está errado, mas a Disney traz um olhar além. Eles chamam a atenção para fazer a gestão da experiência do cliente. É muito mais do que encantar, é pensar de forma mais ampla”, explicou.