Sebrae Inova 2023: empreendedorismo e educação movem o mundo
No primeiro dia do Sebrae Inova 2023, Moisés Ramos, CEO da AncoraX, explicou como as duas estratégias podem trazer sucesso para os negócios
atualizado
Compartilhar notícia
“Empreendedorismo e educação movem o mundo”. Foi com essa frase de impacto que o empresário, escritor, mentor de negócios e CEO da AncoraX, Moisés Ramos iniciou a palestra dele nesta quinta-feira (5/10) durante o Sebrae Inova 2023, que ocorre até este sábado (7/10) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Segundo o executivo, empreendedorismo e educação precisam chegar ao maior número de pessoas e o conhecimento é a única forma de fazer isso ocorrer.
“O propósito de um empreendedor é levar estratégia, caminhos, resultados de marketing e vendas por meio da educação com comunicação clara e direcionada”, afirmou. Isso porque o executivo garantiu que um empreendedor não vende para todo mundo, a venda precisa ter direcionamento.
Além disso, relembrou que, quando faz mentoria para empresários, por exemplo, ele sempre escuta que eles querem faturar mais. “Dessa forma, vem o seguinte questionamento: ‘Por que as empresas quebram?’ Isso ocorre justamente porque empresários não têm inteligência emocional”, explicou.
Ramos também frisou que todo empresário tem que entender de marketing, marketing digital e marketing viral — que envolve propósito e posicionamento -, além de branding, relacionamento, contato e, por fim, vendas.
Modelo Disney para encantar clientes
Outro painel importante desta quinta-feira destacou como qualquer negócio pode encantar como a Disney encanta.
“O encantamento da Disney se dá porque a marca faz um modelo de gestão da experiência do cliente. Muitos negócios fazem gestão cuidando do marketing, de pessoas, ou seja, atividades funcionais de gestão, e isso não está errado, mas a Disney traz um olhar além. Eles chamam a atenção para fazer a gestão da experiência do cliente. É muito mais do que encantar, é pensar de forma mais ampla”, explicou Jacqueline Gomes, diretora da Coração do Cliente, empresa que trabalha com metodologias voltadas para o relacionamento com o cliente.
No mercado atual, não se trata mais só daquilo que você entrega, mas é especialmente como se entrega. Por isso, a executiva convidou todos a pensarem em produtos ou serviços que adquirem de uma determinada marca.
“Você compra algo no mesmo lugar porque você ama e também pelo motivo de a marca entregar produtos e serviços de qualidade. É o básico bem feito”, exemplificou ela, afirmando que o cliente se fidelizará a partir do momento em que se consegue entregar uma experiência completa. “Olhar a jornada do cliente e observar tudo o que pode impactá-lo de forma positiva.”
Entre os pontos abordados, a diretora da Coração do Cliente indagou: “Qual a entrega de valor da sua marca?”.
Segundo ela, essa entrega é aquilo que tem de diferencial e atende a uma necessidade ou expectativa de um jeito que ninguém é capaz de fazer.
“A entrega de valor da Disney é fazer show por meio do parque de diversões. Todo negócio precisa ter posicionamento. O show da Disney, por exemplo, se sustenta pela magia que acontece quando você entende seu cliente como prioridade. Esse negócio só é negócio se você entrega algo para alguém. Mas, lembre-se que nem sempre o cliente tem razão, mas ele tem as suas razões”, pontuou.
Sebrae Inova 2023 em números
Durante três dias, o evento trará lideranças das áreas de tecnologia, inovação, transformação digital e empreendedorismo, além de 85 expositores divididos entre as áreas de gastronomia, startups, ecossistema de inovação e tecnologia, arena gamer e marketing digital.
Entre os mais de 80 palestrantes do evento, destacam-se Hungria, Moisés Ramos, Leandro Ladeira, Jorge Adriano, Fabio de Souza, Hugo Andreolly, Matheus Sena e Guto Requena.
De acordo com Ricardo Robson, gerente de atendimento personalizado do Sebrae no DF, o evento deste ano trata de um tema de grande relevância que é o de Cidades Inteligentes.
“A cada ano, a pauta tem um tema relevante sob uma ótica de futuro. No ano passado, era Tecnologia 5G e hiperconectividade e qual o impacto dessa nova tecnologia na realidade dos micro e pequenos negócios. Em edições anteriores, abordamos temáticas como a importância da informação de dados e impacto das redes sociais nos negócios e manipulação de dados. Assuntos que todo empresário tem que saber”, garantiu Ricardo Robson.
“O papel central do Sebrae Inova 2023 é trazer a discussão do repensar a matriz econômica do Distrito Federal, estimulando a iniciativa empreendedora do setor produtivo para que as empresas consigam cada vez mais gerar emprego e renda, e com isso ter um impacto dentro da sociedade como um todo.”
Ricardo Robson, gerente de atendimento personalizado do Sebrae no DF