Diretores de agências dão dicas de séries e livros sobre comunicação
Rianni Bertoldo fugiu do espectro publicitário, enquanto Ana Passarelli elencou a filosofia no marketing digital. Já Gui Rios prefere dados
atualizado
Compartilhar notícia
Todo bom profissional de comunicação tem infinitas dicas de livros, séries, filmes e podcasts. O Metrópoles ouviu três nomes que atuam no mercado e pediu algumas dicas para quem deseja se informar, se atualizar, conhecer novos formatos ou apenas se divertir.
Rianni Bertoldo (diretora geral da Moringa)
“Aqui me permiti ampliar o espectro, pois minhas escolhas falam sobre a minha busca enquanto profissional, mulher e líder. Vou começar pelos livros. Escolhi duas escritoras que mudaram a minha relação com o poder do feminino. Como gestora, me ajudaram a compreender as relações como um todo. O primeiro é “A soma dos dias”, da Isabel Allende. Allende dispensa apresentações, mas neste livro autobiográfico ela escancara toda a complexidade de ser mulher. E o outro é “Pós-F”, de Fernanda Young. Fernanda tem uma narrativa única, atual, irônica e forte. Escreve publicitariamente. Neste livro ela provoca e incomoda. Vale se permitir repensar os padrões da sociedade.
Sobre séries, sou completamente compulsiva e costumo maratonar quase todas. Amo o cinema e as séries francesas. A estética e a narrativa deixam as histórias bem mais interessantes. Indico “Amor Ocasional” e “Dix Pour Cent”. Essa última é sobre uma agência de atores e seus agentes. Vale se divertir e se enxergar em algumas situações.”
Ana Paula Passarelli (fundadora da Brunch)
Indicação: No Enxame, de Byung-Chul Han
“O filósofo sul-coreano provoca o pensamento dos profissionais de marketing digital que já entenderam a importância da influência responsável. É importante que, de dentro do mercado, a gente saiba problematizar a forma como ele foi construído e ressignificar nosso trabalho”.
Gui Rios, diretor executivo da SA365
Indicação: Storytelling com Dados (português)
“De uma ex-profissional do Google que se dedica hoje a ajudar empresas a se comunicarem melhor, o livro se propõe a ensinar o profissional de marketing e comunicação a se comunicar e contar histórias com dados. Desde a criação de gráficos e relatórios para enviar para o cliente até aqueles que usamos em apresentações, a autora discorre e dá dicas práticas de como fugir do excesso de informação visual e focar na história que ser quer contar.”