metropoles.com

Saiba como funciona o trabalho do social media durante o BBB

Para entender a rotina desses profissionais, o Metrópoles entrevistou Judeilton Reis, da Mynd, que já cuidou dos perfis de vários brothers

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
big-brother-brasil-simbolo
1 de 1 big-brother-brasil-simbolo - Foto: null

Começa hoje (17/1) um dos reality shows mais aguardados do país: o Big Brother Brasil. Junto a isso, inicia-se um trabalho imenso e intenso nas redes sociais. No ano passado, por exemplo, a Mynd, agência especialista em Marketing de Influência, trabalhou com estratégias para Gil do Vigor, João Luiz, Thais Braz e Pocah, além de ter prestado serviços para ex-BBBs como Thelminha, Viegas, Elana, Gleici, Babu Santana e Fernanda Keulla. Para Camilla de Lucas, a agência administrou os conteúdos nas redes da sister na última edição.

Para entender como esse trabalho é feito, o Metrópoles entrevistou o Head de Social Media da Mynd, Judeilton Reis. Segundo o profissional, o principal é ter pessoas por escala para criar conteúdo o tempo todo. “Normalmente, separamos por função, ou seja, um fica responsável apenas pelo Twitter ou pelo Instagram, que são as principais redes sociais dos brothers”, explica.

Segundo Reis, o número de administradores que atua durante o reality pode variar de 5 a 20 pessoas, uma vez que é de suma importância que se tenha gente produzindo conteúdo, editando vídeo e preparando artes durante as 24 horas.

No entanto, algumas estratégias precisam estar presentes. “A principal delas é fazer com que o pessoal de fora tenha a melhor imagem possível do participante. Para isso, uma das táticas é trazer o conteúdo do Pay-per-view para repercutir nas redes sociais, pois nem sempre a edição mostra exatamente o que aconteceu, tirando as histórias do contexto no programa ao vivo”, certifica o Head de Social Media.

“Vale ressaltar que, a partir do momento que o participante está lá dentro, os planos podem mudar, pois estamos falando de um reality show”.

Judeilton Reis, Head de Social Media da Mynd

O Head explica, ainda, que é fundamental ter uma conversa longa com o participante antes de iniciar o programa para explicar o jogo e conhecer a fundo a história do brother. Tudo isso será utilizado como estratégia, enfatizando os principais pilares da pessoa para transformá-los em conteúdo.

“Para tanto, trabalhamos 24 horas por dia, pois além de acompanhar o participante que estamos cuidando, temos que monitorar os demais da casa para saber exatamente o que está sendo falado lá dentro”, crava.

Aprovação de conteúdo e engajamento

Questionado sobre a aprovação do conteúdo a ser publicado nas redes sociais dos brothers, Judeilton conta que isso varia de equipe para equipe, mas que normalmente as aprovações são feitas em conjunto nos grupos de WhatsApp com a família do confinado. “Em casos mais graves como gestão de crise, fazemos uma aprovação com mais etapas, levando o conteúdo para a assessoria de imprensa, caso o participante tenha uma”, garante.

Em relação às campanhas pagas, o profissional elucida que é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para que possam ser impulsionadas as ações feitas nas redes sociais, principalmente quando os participantes estão na berlinda.

Além disso, apesar de alguns investirem na mídia paga, na maioria das vezes o engajamento é todo orgânico, já que o próprio programa proporciona isso. “O BBB é o programa de TV mais comentado do mundo, superando produções internacionais. Com isso, naturalmente todo participante terá uma crescente absurda de engajamento desde o primeiro dia do programa. A Camilla de Lucas, por exemplo, ganhou no dia do anúncio que entraria na casa mais de 300 mil novos seguidores.”, lembra Judeilton.

Gestão de crise 

Por muitas vezes, dentro da casa mais vigiada do país, existem palavras mal colocadas que causam uma avalanche de críticas aqui do lado de fora. Para tanto, é necessário que seja instaurada uma gestão de crise para conter a onda. “Afinal, estamos falando de seres humanos que agem impulsivamente e falam sem pensar em alguns momentos. Mas, diante disso, a primeira ação de uma crise é a análise. Aqui fora, temos a responsabilidade de potencializar a imagem do participante, então temos que agir com cautela. Cada gestão de crise é única, por isso, o que será feito ao identificá-la é decidido na hora, após a análise da situação”, afirma Judeilton.

Hoje, os social media assumem um papel importante nas redes sociais e ajudam a alavancar ainda mais o trabalho de quem os contrata. “Isso é essencial e contribui para a vitória deles. Vale ressaltar que essas pessoas são profissionais que cresceram exponencialmente nos últimos anos com o avanço da internet e, após muito estudo e experiência, possuem expertise para estar à frente dessa função. Por isso, os participantes escolhem a dedo quem cuidará de suas redes durante o programa”, finaliza Reis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?