Saiba agora como liderar um time de marketing
O engenheiro de software Vinícius Gallafrio dá dicas preciosas para lideranças que desejam montar uma equipe de forma assertiva
atualizado
Compartilhar notícia
No dicionário, líder é o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. No marketing, posso definir como “a pessoa capaz de mudar o curso de campanhas e desenvolver as estratégias mais precisas para obter resultados”.
O profissional que está no cargo mais alto de uma equipe é responsável por desenvolver estratégias, promover a imagem institucional, definir posicionamento de marca, analisar tendências e aprimorar os negócios.
Ele planeja. E sem um planejamento feito por um bom líder, o setor de marketing de uma empresa se assemelha a um navio sem capitão: à deriva, sem destino a qualquer porto, destinado a naufragar.
Para garantir resultados expressivos, é importante que o gestor tenha uma série de habilidades e características que vão além do conhecimento técnico, como a visão estratégica e de longo prazo para a empresa. Deve ser capaz de entender as necessidades dos clientes, as tendências de mercado e as oportunidades para criar uma estratégia de marketing que possa ajudar a alcançar objetivos pré-definidos.
O gestor também deve se comunicar de forma clara e eficaz com todos os membros da equipe, bem como com outras áreas da empresa. Isso inclui ser capaz de explicar a estratégia de marketing, dar feedback construtivo e inspirar a equipe a trabalhar em direção às metas.
A habilidade de liderança é fundamental para inspirar, motivar e gerenciar a equipe de marketing, mas especialmente para delegar tarefas de maneira assertiva e resolver conflitos.
Não só isso. Trabalhar com marketing significa trabalhar com a criatividade constante. Portanto, o pensamento criativo é o divisor de águas para se destacar da concorrência. Um líder deve exercitar isso com bastante frequência.
Tudo começa pela escolha do time
Desempenhar bem a função — importante não só pela parte estratégica, mas por ser responsável por influenciar os demais colaboradores — pode ser um desafio. Isso porque o gestor deve ter total domínio de diversas áreas da empresa, a começar pelas necessidades específicas do negócio.
O primeiro passo para uma melhor liderança é levar em consideração porte, maturidade, objetivos de atuação e cultura organizacional. Só assim é possível contratar as pessoas que terão fit com a empresa e garantirão o desempenho lá na frente, portanto tenha atenção.
Após montar a equipe, o foco deve ser em trabalhar as forças e fraquezas de cada um. Dados da Gartner mostraram que 82% das pessoas querem que a organização os veja como uma pessoa, não apenas um funcionário. Lembre-se disso na hora de liderar e assim, conseguirá mais produtividade do time.
Outro ponto importante é promover a integração de todos. Incentive para que juntos, os colaboradores encontrem soluções inovadoras para campanhas criativas. Uma dica é promover sessões de brainstorming diários.
A mesma pesquisa mostrou que 53% dos funcionários querem que suas organizações assumam ações sobre questões com as quais se preocupam, portanto, mostre o propósito em comum sempre, principalmente na hora de dar feedbacks.
Por fim, minha dica é para as lideranças usarem e abusarem da tecnologia no trabalho para melhorar processos de gestão, organização e planejamento. Posso exemplificar com as ferramentas de gestão de processos, que permitem atribuição de tarefas, monitoramento de projetos e compartilhamento do progresso dos projetos, compartilhamento de arquivos e comunicação com a equipe de forma mais eficaz.
Não só isso. Hoje em dia, as organizações podem contar com softwares de automação de processos, ferramentas de colaboração — que ajudam a melhorar a comunicação e a colaboração entre a equipe, softwares de gestão financeira e plataformas de análise de dados para obter insights valiosos.
Vinícius Gallafrio é engenheiro de software com pós-graduação em Big Data e CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital.